Politicando
Marcelo Palmeira se movimenta e pode surpreender na eleição para presidência da Câmara de Maceió
Vereador conversa com vereadores de vários partidos e encorpa sua pré-candidatura à presidência da Casa
Embora fortalecido para mais um mandato em Maceió após grande votação, Galba Netto (PL) convive com outros nomes importantes da Câmara de Maceió que buscam o mesmo que ele: a presidência do parlamento municipal.
Galba pavimenta o caminho para mais um mandato à frente da Casa de Mário Guimarães, tendo (segundo ele mesmo) o apoio oficial do prefeito JHC (PL). No entanto, é de dentro do próprio PL que surge a maior ameaça aos planos do atual presidente.
Ex-vice-prefeito, tendo renovado seu mandato com tranquilidade, Marcelo Palmeira (PL) já se movimenta com força nos bastidores para viabilizar o seu nome como o próximo presidente da Câmara maceioense.
Internamente, Palmeira tem um ‘padrinho forte’. É enteado de Benedito de Lira, prefeito eleito da Barra de São Miguel, e próximo de Arthur Lira, um dos principais fiadores da campanha de JHC. O PP, partido de Lira, elegeu quatro vereadores para a próxima legislatura.
Bom de articulação, Palmeira já recebeu declarações públicas de apoio até mesmo de vereadores da oposição - dentre eles Kelmann Vieira (MDB), que afirmou ao jornal Tribuna Independente que Marcelo é o seu candidato à presidência da Casa.
A mesma Tribuna também levantou, entre outros vereadores, que Marcelo já teria algo em torno de 12 votos se a eleição fosse hoje - um piso considerado alto, já que a Câmara conta com 27 vereadores a partir da próxima legislatura.
A movimentação lépida de Palmeira já teria feito inclusive Galba Netto antecipar o retorno de uma viagem de férias para avaliar o dano e ‘correr atrás’ do prejuízo. Isto porque o processo de escolha ocorre no primeiro dia do retorno dos trabalhos legislativos, em fevereiro de 2025.
Até lá, os dados estão lançados.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.