Politicando
Paulão se aproxima de Arthur Lira e se afasta dos Calheiros pensando em 2026
Deputado pretende pôr em prática projeto de ser eleito senador
O encontro inusitado, ocorrido na semana passada entre o deputado Paulão (PT) e o atual prefeito de Rio Largo Gilberto GG Gonçalves (PP), embora tenha assustado uma parte da militância petista, é um movimento político estratégico adotado pelo parlamentar.
Paulão não tira da cabeça a ideia de que é viável como candidato ao senado em 2026 - e é a partir desse pressuposto que ele começa a jogar as peças do xadrez.
Em entrevistas anteriores, o deputado sempre comete uma inconfidência contra si próprio, ao afirmar que tem votação e apoio político nos quatro principais colégios eleitorais de Alagoas: Maceió, Arapiraca, Rio Largo e Palmeira dos Índios.
De fato, Paulão tem algum nível de parceria com os prefeitos de Arapiraca e Palmeira dos Índios; e alguma votação em Maceió, onde foi vereador e candidato a prefeito por três vezes.
O alinhamento com GG, hoje maior liderança política disparada de Rio Largo, fecha esta quadra e contempla a primeira parte do sonho de Paulão. Embora vá causar calafrios na militância de esquerda, o deputado tem uma estratégia fria e calculista para chegar lá, mesmo que isso custe um naco de sua história.
A grande questão, neste caso, não é o que Paulão ganha, mas o que perde. Se aproximando do eleitorado de centro-direita e dos prefeitos ligados a Arthur Lira, o petista se afasta cada vez mais dos Calheiros - a quem vem dando de ombros há algum tempo.
No sonho dourado do deputado, a chapa perfeita para o senado seria ele mesmo e Arthur Lira - claro, ambos ungidos por Lula e pelo PT. De quebra, Paulão ainda daria a Lira um presente que ele iria adorar: a aposentadoria de Renan Calheiros.
Porém, como disse o saudoso Garrincha, “falta combinar com os russos”. Renan é candidato certo ao senado, tem Paulo Dantas, Marcelo Victor e outros 65 prefeitos alagoanos com ele. E muito provavelmente, o presidente Lula.
2026 vem aí, e saberemos então quem jogou melhor.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Novo relato de furto na Linha 4-Amarela viraliza nas redes sociais
Professor arapiraquense é nomeado Delegado do Conselho Regional de Educação Física
Matriz de Camaragibe recebe novos micro-ônibus para reforçar frota e atendimento da Saúde
Polícia Civil prende suspeito dos crimes de estupro de vulnerável e pornografia infantil na Jatiúca
