Politicando
Disputa interna pode tirar Kil Freitas da pasta da educação e levá-lo para agricultura
Atual gestora da educação, Roseane Vasconcelos é indicada por Rafael Brito, que não quer perder influência
Prometida pelo governador Paulo Dantas (MDB) ao ex-prefeito de União dos Palmares, Kil Freitas (MDB) ainda em 2024, a poderosa Secretaria de Educação do estado está no centro de uma disputa interna, e pode não ser o destino do ex-gestor palmarino.
Consta nos bastidores que o deputado Rafael Brito (MDB) não teria ficado satisfeito com a indicação de Kil, que não é alinhado a ele, na titularidade da pasta. Internamente, Brito é o avalista de Roseane Vasconcelos, a atual titular. A troca por Kil significaria, para o deputado, a perda deste espaço na estrutura governamental.
Por conta disso, Rafael se movimenta internamente para manter influência sobre a secretaria. Presidente da Frente Parlamentar Mista (câmara e senado) da Educação, não pegaria bem para o deputado perder força na educação do seu próprio estado.
Diante dessa resistência, o governador pode redirecionar o ex-prefeito para uma outra pasta da administração estadual - que segundo o noticiário político, seria a secretaria de agricultura do estado.
A conclusão da reforma do seu secretariado e a resolução de alguns conflitos internos como este, são a principal missão de Dantas quando retornar de Portugal, ainda esta semana.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.