Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Bom começo: arbitragem alagoana apresenta um excelente desempenho nesse início de ano

24/01/2025 11h11 - Atualizado em 24/01/2025 13h01
Bom começo: arbitragem alagoana apresenta um excelente desempenho nesse início de ano

Tenho acompanhado alguns jogos do Campeonato Alagoano de Futebol Profissional. Confesso que fiquei um tanto quanto satisfeito e até certo ponto surpreso com o desempenho de alguns árbitros e árbitros assistentes pertencentes ao quadro local.

No ano passado - assim como em outros anos - a arbitragem brasileira foi bastante criticada pela imprensa falada, escrita e televisada - e em Alagoas não foi diferente - pelos sucessivos erros cometidos em vários jogos, erros esses que foram decisivos e interferiram no resultado de algumas partidas.

Esse ano, o nível e desempenho da arbitragem alagoana melhorou consideravelmente. Hoje, afirmo com toda segurança e conhecimento que possuo sobre o tema, que a arbitragem em Alagoas alcançou um nível bastante elevado e, afirmo categoricamente que, a arbitragem de Alagoas não deve nada a arbitragem de nenhum lugar do Brasil.

Árbitros novos, com nova mentalidade, mudança de postura, responsabilidade, foco no trabalho, dedicação e determinação, aplicação nos treinamentos, os quais têm apresentado dentro de campo um excelente desempenho técnico, físico e disciplinar, tudo isso tem levado a arbitragem alagoana a patamares bastante elevados.

Nos jogos em que tive a oportunidade de trabalhar comentando para emissoras de rádio, analisando vídeos, confesso que o trabalho dos árbitros nessas partidas foi bastante satisfatório.

Na abertura do Campeonato Alagoano de Profissionais, no jogo entre Penedense e Murici, o quarteto de arbitragem composto por Adrian da Silva Santos, Pedro Jorge Santos Araújo, Jéssica Alves Bomfim e como 4º árbitro Edvaldo Gomes dos Santos, foi simplesmente quase que perfeito.

Nesse jogo, a performance da árbitra assistente Jéssica Alves despertou a atenção dos que estavam no estádio ou assistiram ao jogo através da televisão. Precisa, segura, participativa, sendo simplesmente impecável em suas marcações. O experiente Pedro Jorge dispensa comentários, o árbitro central Adrian da Silva e o 4º árbitro também estiveram muito bem no jogo.

A participação do quarteto de arbitragem composto por Felipe Wanderley Tenório, Jessica Alves, Wanderson de Brito Melo e Lauro Lívio Ferreira Pio Júnior, no jogo entre Murici e Guarany pela Copa Alagoas, realizado na noite de ontem no Estádio José Gomes da Costa, foi excelente.

Chamo a atenção para a atuação do 4º árbitro Lauro Lívio, o qual exerceu um trabalho bastante satisfatório no auxílio ao árbitro central e aos assistentes. Lauro teve uma boa participação na parida, auxiliando o árbitro em alguns lances em que esse estava um pouco distante da jogada, bem como, apoiando o trabalho dos assistentes, principalmente o trabalho da árbitra assistente, Jéssica Alves.

Recomendo ao bom árbitro Felipe Wanderley, para que ele possa se aproximar ao máximo dos lances, apite com mais segurança e convicção, melhore seu condicionamento físico e, no mais, a arbitragem foi muito boa, principalmente na aplicação dos cartões amarelos, na aplicação da lei da vantagem e na marcação e interpretação das faltas ocorridas na partida.

Faço uma sugestão a Comissão de Arbitragem para que em cada jogo, se possível, enviar um representante da própria comissão para acompanhar e avaliar o desempenho dos árbitros e, ao mesmo tempo, corrigir algumas deficiências, a exemplo de posicionamento, aplicação de cartões, interpretação da lei da vantagem, condicionamento físico, onde estão precisando melhorar e apontar os erros e acertos dentro do jogo.

A Comissão de Arbitragem da Federação Alagoana de Futebol está de parabéns pelo excelente trabalho de orientação, preparação física, técnica e psicológica junto aos árbitros de futebol profissional de Alagoas.

Portanto, espero e torço piamente que os árbitros alagoanos continuem assim, com foco, determinação, muito trabalho e, acima de tudo, bastante humildade.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos