Politicando
Vereadores do MDB escolhem líder ‘jotista’ na Câmara de Maceió
Escolha dos pares confirma tendência de alinhamento com o prefeito JHC
O neovereador Alan Pierre será o novo líder da bancada do MDB na Câmara de Maceió. As escolhas dos novos líderes foram feitas durante a semana e entregues ao presidente Chico Filho (MDB); Elas já passam a valer nas próximas sessões.
Apesar de estar em seu primeiro mandato na Câmara, Pierre foi o escolhido entre seus pares emedebistas por gozar de bom trânsito junto à mesa diretora e ao prefeito JHC (PL). Será dele a função de dialogar junto com a mesa e definir as prioridades nas votações no parlamento maceioense.
A indicação do vereador, que é alinhado ao grupo governista da Casa de Mário Guimaraes, confirma uma tendência que já havia sido antecipada pelo 7Segundos. Toda a bancada emedebista na Câmara votará junto aos interesses do prefeito JHC.
Mesmo sendo o partido do governador Paulo Dantas, e presidido na capital pelo deputado federal Rafael Brito - que foi adversário de JHC nas eleições em 2024 - o MDB rumou para a base do prefeito, até agora sem muita resistência por parte da direção da sigla.
Atualmente, a Casa tem quatro vereadores do partido: Kelmann Vieira, Zé Márcio Filho, Alan Pierre e Fátima Santiago.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Clima Bom, bairro de Maceió, registra 70 dias sem homicídios
PM apreende 25 armas de fogo e mais de 10 kg de drogas na última semana em Alagoas
Caso Master: foragido de operação da PF é preso em Dubai
Datafolha 2º turno: Lula e Flávio têm 45% das intenções de voto
Milton Naves, locutor mineiro, morre aos 70 anos
