Politicando
STF derruba presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, e aumenta expectativa sobre caso de Marcelo Victor
Presidente da ALE-AL por quatro mandatos pode ser derrubado por decisão semelhante do Supremo

Em decisão monocrática e de caráter liminar, o ministro do STF Gilmar Mendes afastou da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o deputado Adolfo Menezes (PSD). O parlamentar foi denunciado por exercer por três mandatos consecutivos à frente da mesa diretora da Casa baiana.
A decisão da corte superior, embora seja passível de recurso, joga uma pressão sobre a situação do atual presidente da Assembleia Legislativa alagoana, deputado Marcelo Victor (MDB).
Victor foi eleito, em eleição antecipada para o dia 11 de dezembro de 2024, pela quarta vez consecutiva como presidente da Casa de Tavares Bastos, o que é vedado por uma decisão do STF, que limitou a apenas uma reeleição nos parlamentos estaduais.
O presidente alagoano confia em uma ‘data de corte’ estipulada pelo STF, que determinou o dia 07/01/2021 como o marco zero para que uma eleição seja entendida como recondução ao cargo.
No entanto, uma outra decisão do STF torna imprevisível o que a corte decidirá sobre o caso de Marcelo Victor em Alagoas. Em 2021, o Supremo vedou a recondução de presidentes de Assembleias Legislativas ao cargo em eleições que ocorram na mesma legislatura - o que foi o caso de Victor, que foi reeleito em 2024, metade do seu mandato que vai de 2023 até 2027.
Ainda não há um prazo para a decisão sobre Alagoas. Os autos estão conclusos, aguardando manifestação dos ministros do STF desde o último dia 15 de janeiro.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Av. Durval de Góes Monteiro, em Maceió

Três pessoas ficam presas às ferragens de carro em acidente na BR-101, em Joaquim Gomes

Segundo suspeito de estuprar homem em Dois Riachos é preso no interior de Pernambuco

Governo de Alagoas lança núcleo para combater a desinformação e promover educação midiática

Afastamento da prefeita Tia Júlia se deu devido à realização de check-up médico, informa assessoria
