Politicando

Politicando

Politicando

Renan Calheiros se posiciona contra cassação de Glauber Braga e joga pressão sobre Hugo Motta

Senador alagoano também afirmou que cassação de deputado é regida por “mãos ocultas”

17/04/2025 18h06
Renan Calheiros se posiciona contra cassação de Glauber Braga e joga pressão sobre Hugo Motta

O protesto do deputado carioca Glauber Braga (PSOL), que está em greve de fome contra a cassação do seu mandato pela Câmara dos Deputados desde o dia 8 de abril, ganhou um personagem de peso em sua defesa, vindo do senado.

O senador alagoano Renan Calheiros se posicionou em suas redes sociais, na tarde desta quinta (17), contra a cassação do mandato de Glauber, e disse que irá fazer uma visita de solidariedade ao parlamentar, que está recluso na sala do Conselho de Ética da Câmara.

“Pretendo fazer uma visita pessoal, de solidariedade, ao deputado federal Glauber Braga, que de maneira altiva e digna, reage a uma campanha persecutória injustificável e cruel contra um mandato conferido pela sociedade do Rio de Janeiro”, disse Renan.

Calheiros aproveitou para acender novamente o pavio da guerra política contra o deputado Arthur Lira (PP), apontado nos bastidores como o articulador da cassação de Glauber. Sem citar o deputado, o senador disse que “mãos ocultas” regeram o processo que culminou na aprovação do processo no conselho de ética.

“O mais perverso nesse processo inquisitorial é a regência de mãos ocultas, aquelas que atiram pedras e se escondem, método característico de dissimulados e pusilânimes, que tem o péssimo ato de se esconder por covardia. A história será sempre severa com os omissos e generosa com os justos”, afirmou.

As declarações de Renan, ao mesmo tempo em que reacendem a rivalidade política com Arthur, esfriam a possibilidade de uma aliança informal entre ambos na disputa pelo senado. A reação de Calheiros é sintomática da aproximação com a família Caldas, e da possibilidade de isolamento de Lira pensando na eleição para o senado.

Ao mesmo tempo, a entrada de Renan no debate sobre a cassação de Glauber pode significar um ponto de virada para o deputado carioca, em greve de fome há nove dias. Diante da repercussão nacional, o presidente Hugo Motta já sinaliza um acordo para que Braga interrompa o protesto.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos