Politicando

Politicando

Politicando

Cinco nomes, de onde pode sair o deputado estadual mais votado de 2026

Projeção indica que campeão de votos na ALE pode ter novato ou velhos conhecidos da Casa

23/04/2025 17h05
Cinco nomes, de onde pode sair o deputado estadual mais votado de 2026

Pensando no histórico, na personalidade, no grupo político e no potencial de infraestrutura para campanha, é provável que desta lista saia o deputado estadual mais votado de 2026, em mais uma batalha por um mandato na ALE.

Dos cinco nomes listados pelo Blog Politicando, três são atuais detentores de mandato. Uma já foi parlamentar, com atuação bastante destacada. E um deles, novato, porém de um grupo forte e tradicional na política: Alexandre Ayres (MDB), Cabo Bebeto (PL), Marcelo Victor (MDB), Jó Pereira (PP) e Hugo Wanderley (MDB).

Ayres ainda figura na lista, já que mantém bases políticas em Maceió e Marechal Deodoro, mas pode ter dificuldade em repetir os mais de 60 mil votos de 2022, já que não tem mais a influência que tinha na Secretaria de Saúde do estado.

Já Cabo Bebeto foi o deputado mais votado de Maceió naquela eleição. Mantém ativa a sua base bolsonarista, além de ter crescido para outros municípios do interior. Seu maior desafio, entretanto, será o possível racha desta base com outro nome do bolsonarismo, o vereador Leonardo Dias.

Marcelo Victor é o atual presidente da Assembleia, o que já lhe credencia a aumentar sua votação em relação a 2022. Se ao menos repetir e outros concorrentes não conseguirem chegar próximo dos 60 mil votos, pode ser dele o título de campeão de votos na ALE.

Jó Pereira está na lista em caso de substituição ao irmão, Fernando Pereira. De postura bem mais ativa, Jó sempre esteve entre as mais votadas, e no caso de ser a candidata do grupo pode aumentar os 45 mil votos obtidos pelo irmão.

Hugo Wanderley entra na lista pelo potencial que tem de melhorar a já excelente votação do atual deputado José Wanderley, que obteve mais de 43 mil votos em 2022. Como presidente da AMA e tendo algumas prefeituras sob o comando do grupo, pode passar dos 50 mil.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos