Politicando
Partido Novo e disputa ao senado podem ser o destino de Alfredo Gaspar em 2026
Deputado avalia mudança de legenda e cenários de disputa

Embora seja um assunto tratado com bastante discrição e blindagem, são grandes as chances do deputado Alfredo Gaspar disputar as eleições de 2026 por uma nova legenda - diante das incertezas eleitorais que rondam o União Brasil.
Nos bastidores, a informação é que dirigentes nacionais do partido Novo ofereceram o diretório alagoano para o deputado, com total autonomia para que ele defina seu destino em 2026 - reeleição à Câmara ou senado.
O União Brasil, atual partido de Gaspar, encontra-se em duas ferrenhas disputas internas. Uma diz respeito ao controle da super federação com o PP, apalavrada com o presidente da sigla Antônio Rueda, mas requerida por Arthur Lira.
A segunda é a incerteza sobre o apoio do União Brasil à uma possível candidatura de Gaspar ao senado, uma possibilidade que anima cada dia mais o deputado, diante dos bons números nas pesquisas.
Com o comando da federação nas mãos de Lira, é improvável que Gaspar tenha o União Brasil para se candidatar ao senado, visto que o candidato da federação seria o próprio Arthur, com apoio aberto do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Com o Novo nas mãos, Alfredo não dependeria da decisão de nenhum ‘cacique’ partidário para lançar seu nome. E ainda racharia a votação da base bolsonarista com Arthur Lira, mesmo que não tivesse o apoio explícito do ex-presidente.
Gaspar poderia, inclusive, deixar a federação PP-União antes da janela partidária de abril do ano que vem, por conta do dispositivo da lei eleitoral que assegura a mudança de legenda sem perda do mandato em casos como fusão e federação.
Ao seu modo, o deputado alagoano vai tratando dessas questões internas sem alarde, enquanto publicamente efetiva sua imagem como político de oposição a Lula.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Delmiro: Dois suspeitos da morte do jovem conhecido como “Bebê”, se entregam à polícia

Plano de Mobilidade realiza pesquisas nas rodovias estaduais em Arapiraca

Jovem de 19 anos é preso por agredir e ameaçar ex-companheira no Sertão de Alagoas

Pergunta sobre 'dente escuro' levanta dúvidas se corpo encontrado em fossa é de Ana Beatriz

STF forma maioria para tornar réus mais sete por trama golpista
