Politicando
Partido Novo e disputa ao senado podem ser o destino de Alfredo Gaspar em 2026
Deputado avalia mudança de legenda e cenários de disputa
Embora seja um assunto tratado com bastante discrição e blindagem, são grandes as chances do deputado Alfredo Gaspar disputar as eleições de 2026 por uma nova legenda - diante das incertezas eleitorais que rondam o União Brasil.
Nos bastidores, a informação é que dirigentes nacionais do partido Novo ofereceram o diretório alagoano para o deputado, com total autonomia para que ele defina seu destino em 2026 - reeleição à Câmara ou senado.
O União Brasil, atual partido de Gaspar, encontra-se em duas ferrenhas disputas internas. Uma diz respeito ao controle da super federação com o PP, apalavrada com o presidente da sigla Antônio Rueda, mas requerida por Arthur Lira.
A segunda é a incerteza sobre o apoio do União Brasil à uma possível candidatura de Gaspar ao senado, uma possibilidade que anima cada dia mais o deputado, diante dos bons números nas pesquisas.
Com o comando da federação nas mãos de Lira, é improvável que Gaspar tenha o União Brasil para se candidatar ao senado, visto que o candidato da federação seria o próprio Arthur, com apoio aberto do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Com o Novo nas mãos, Alfredo não dependeria da decisão de nenhum ‘cacique’ partidário para lançar seu nome. E ainda racharia a votação da base bolsonarista com Arthur Lira, mesmo que não tivesse o apoio explícito do ex-presidente.
Gaspar poderia, inclusive, deixar a federação PP-União antes da janela partidária de abril do ano que vem, por conta do dispositivo da lei eleitoral que assegura a mudança de legenda sem perda do mandato em casos como fusão e federação.
Ao seu modo, o deputado alagoano vai tratando dessas questões internas sem alarde, enquanto publicamente efetiva sua imagem como político de oposição a Lula.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
