Politicando
Antônio Albuquerque deve perder apoio de Marcos Silva em Messias para o MDB
Prefeito já iniciou uma ‘limpa’ de servidores da administração associados a AA
O caminho para a ruptura entre o prefeito de Messias, Marcos Silva (MDB) e o deputado estadual Antonio Albuquerque (Rep) está cada vez mais próximo, segundo interlocutores locais.
A fissão já acontece na gestão municipal, com o prefeito exonerando vários aliados da administração, inclusive pessoas ligadas ao vice-prefeito, Marcos Valério. A crise com o vice, indicado por AA, é tão aguda que ele foi retirado do próprio gabinete, a mando de Marcos.
Nos bastidores, a informação é que o afastamento teve início quando Albuquerque, que rompeu com os Calheiros, tentou fazer com que Marcos apoiasse JHC na disputa para o governo do estado, além de fazer a linha de oposição ao atual governo.
Em caminho contrário, Marcos Silva tem se alinhado cada vez mais com o governador Paulo Dantas (MDB) e com o ministro Renan Filho (MDB), o que tornou a aliança com AA insustentável.
Marcos Silva, inclusive, já estaria acertando novos aliados nas eleições de 2026. Ao invés de Antonio Albuquerque para a Assembleia, o prefeito estaria acertando seu apoio a Remi Calheiros (MDB), primo de Renan - enquanto para a Câmara Federal, seu apoio iria para Luciano Amaral (PSD).
A ruptura representa um duro revés para AA, que rompeu com os Calheiros e articula mais uma reeleição para a Assembleia - que seria o seu nono mandato - além de trabalhar para o retorno de Nivaldo Albuquerque para a Câmara Federal.
Albuquerque é um dos poucos deputados estaduais alagoanos que tem uma bancada de prefeitos - no entanto, a ruptura com caciques políticos tradicionais do estado pode inviabilizar a manutenção desse grupo, fazendo com que os demais prefeitos alinhados a ele procurem por outros grupos políticos.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
JHC lidera todas as pesquisas, amplia vantagem e caminha para vitória no 1º turno em AL
Renan garante adutora que levará água a 5 mil moradores do Sertão
Rio Largo promove evento religioso com duas noites de fé e louvor
Apoio popular impulsiona pré-candidatura de Alfredo Gaspar ao Senado
Lula mostra dedo do meio durante evento oficial do governo
