Politicando

Politicando

Politicando

Antônio Albuquerque deve perder apoio de Marcos Silva em Messias para o MDB

Prefeito já iniciou uma ‘limpa’ de servidores da administração associados a AA

14/05/2025 17h05
Antônio Albuquerque deve perder apoio de Marcos Silva em Messias para o MDB

O caminho para a ruptura entre o prefeito de Messias, Marcos Silva (MDB) e o deputado estadual Antonio Albuquerque (Rep) está cada vez mais próximo, segundo interlocutores locais.

A fissão já acontece na gestão municipal, com o prefeito exonerando vários aliados da administração, inclusive pessoas ligadas ao vice-prefeito, Marcos Valério. A crise com o vice, indicado por AA, é tão aguda que ele foi retirado do próprio gabinete, a mando de Marcos.

Nos bastidores, a informação é que o afastamento teve início quando Albuquerque, que rompeu com os Calheiros, tentou fazer com que Marcos apoiasse JHC na disputa para o governo do estado, além de fazer a linha de oposição ao atual governo.

Em caminho contrário, Marcos Silva tem se alinhado cada vez mais com o governador Paulo Dantas (MDB) e com o ministro Renan Filho (MDB), o que tornou a aliança com AA insustentável.

Marcos Silva, inclusive, já estaria acertando novos aliados nas eleições de 2026. Ao invés de Antonio Albuquerque para a Assembleia, o prefeito estaria acertando seu apoio a Remi Calheiros (MDB), primo de Renan - enquanto para a Câmara Federal, seu apoio iria para Luciano Amaral (PSD).

A ruptura representa um duro revés para AA, que rompeu com os Calheiros e articula mais uma reeleição para a Assembleia - que seria o seu nono mandato - além de trabalhar para o retorno de Nivaldo Albuquerque para a Câmara Federal.

Albuquerque é um dos poucos deputados estaduais alagoanos que tem uma bancada de prefeitos - no entanto, a ruptura com caciques políticos tradicionais do estado pode inviabilizar a manutenção desse grupo, fazendo com que os demais prefeitos alinhados a ele procurem por outros grupos políticos.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos