Politicando
‘Plano B’ de JHC envolve a permanência na prefeitura de Maceió mesmo filiado ao PSB
Gestor avalia, em reservado, desgaste que seria causado em caso de alinhamento a outro grupo político

Diante das tantas possibilidades que podem ser realizadas pelo prefeito JHC (PL) em 2026, mais uma começou a circular nos bastidores nos últimos dias: a chance do prefeito (mesmo com acordo selado junto a Lula e a procuradora Marluce Caldas indicada ao STJ) não dispute as eleições de 2026, e fique no mandato até 2028.
Em privado, interlocutores afirmam que o prefeito anda preocupado com a repercussão negativa de uma mudança política radical, como deixar o partido do ex-presidente Bolsonaro e migrar rapidamente para uma aliança com Lula e principalmente, com a família Calheiros em Alagoas.
Nas redes sociais, campo em que JHC caminha com habilidade, tem sido bastante negativa a repercussão deste movimento, o que faz com que o prefeito tenha se mantido silencioso sobre o seu futuro político.
Diante do risco de perder relevância política e principalmente, um eleitorado de centro-direita valioso, JHC tem avaliado se disputaria uma cadeira ao senado na mesma chapa de Renan Calheiros (MDB), ou apenas se retira do processo em 2026 e aguarda no mandato as próximas eleições.
A permanência do prefeito no cargo, entretanto, tem pelo menos uma consequência imediata: a quebra de acordo com o vice Rodrigo Cunha (Podemos), que cedeu seu mandato de senador para a mãe do prefeito, com o compromisso de que assumiria o mandato quando João Henrique renunciasse, no ano que vem.
Enquanto muito se fala e todas as especulações acontecem, impera o silêncio entre Lula e JHC. Nem o prefeito demonstra nenhum sinal de que vai para o PSB, nem o presidente assina a indicação de Marluce Caldas, aguardando um aceno do gestor.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Dois estudantes portocalvenses preparam-se para intercâmbio na Inglaterra

Maceió já é um dos destinos mais procurados do país no segundo semestre de 2025

Polícia Civil cumpre mandado de prisão durante investigação sobre veículo suspeito em Maceió

EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

DMTT orienta população sobre mudança de sentido em rua no Poço
