Politicando
Lira atuou nos bastidores para ‘segurar’ indicação de Marluce Caldas, diz colunista
Deputado alagoano quer o prefeito como candidato ao governo, para fortalecer sua candidatura ao senado
A recente crise de relação entre o prefeito JHC e Arthur Lira pode não ter sido originada apenas pelos problemas na pasta de educação, que motivaram o prefeito a substituir nomes indicados por Lira na secretaria.
Segundo o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, a exoneração de aliados de Arthur no município ocorreu porque JHC foi informado de que o deputado estaria trabalhando para ‘segurar’ a indicação de Marluce Caldas para o STJ.
Isso porque, segundo aliados do prefeito, Lira gostaria que JHC se candidatasse a governador de Alagoas em 2026, o que daria a Arthur um palanque forte para que ele pudesse se candidatar ao senado.
Com a indicação de Marluce ao STJ avalizada por Lula, a possibilidade é que o prefeito seja candidato ao senado numa dobradinha com Renan Calheiros (MDB), o que dificulta ou até mesmo inviabiliza uma vitória de Lira em 2026 para a mesma função.
Foi ao saber da ‘fritura’ promovida por Arthur, que JHC resolveu agir devolvendo o ‘recado’ para o deputado alagoano, exonerando vários indicados de cargos na Semed de Maceió. Num primeiro momento, o secretário Victor Braga foi poupado.
Lira vem tentando colocar panos quentes na crise. Primeiro, declarou a um blog local que “no que depender de mim, JHC terá o apoio de todas as forças de oposição”. Depois, ele mesmo reafirmou em entrevista durante um evento em Maceió que seu candidato ao governo é o prefeito.
De toda forma, a cada dia em que a indicação da procuradora não é efetivada, aumentam as chances de JHC manter-se unido a Lira, formando um grupo forte de oposição para disputar as eleições de 2026.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Cantora Gospel Maria Marçal relata tentativa de assalto no Rio antes de embarcar para show em Alagoas
Homem foge para terreno baldio ao ver polícia e é flagrado com facão no Agreste de AL
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Alfredo Gaspar aponta lavagem bilionária envolvendo aposentados e pensionistas: “É a festa do crime”
