Politicando
Renan Calheiros rejeita acordo em processo contra Arthur Lira no STF
Senador alagoano afirmou que Lira “lavava dinheiro nas prefeituras”
Em manifestação oficial encaminhada por seus advogados ao STF, o senador Renan Calheiros (MDB) rejeitou qualquer possibilidade de acordo em ação que corre contra ele, ajuizada pelo deputado federal Arthur Lira (PP).
A querela judicial começou em julho de 2023, na justiça federal do DF, mas subiu para o STF por se tratarem de dois detentores de mandato parlamentar. O relator do caso é o ministro André Mendonça.
“O querelante e o querelado são adversários políticos declarados, acarretando-se infrutífera conciliação caso a audiência seja designada”, diz a manifestação, assinada pelos advogados de Calheiros, Luís Henrique Machado e Bárbara Figueiredo”
Lira processou Renan por calúnia, injúria e difamação, após o senador ter dito nas suas redes sociais e na imprensa que o deputado alagoano “usou prefeituras para lavar dinheiro”.
Em manifestação, a PGR se manifestou contra abertura de ação, já que tanto Renan quanto Arthur estão protegidos pela imunidade parlamentar, prerrogativa que garante a liberdade por opiniões, palavras e votos proferidos por parlamentares no exercício do mandato.
Diante da negativa do senador alagoano, o processo aguarda uma decisão de André Mendonça, que pode arquivá-lo com base na tese da PGR ou dar prosseguimento ao ato.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Leonardo Dias critica abandono de patinetes em Maceió e cobra ordenamento
Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão em Delmiro Gouveia
Recapturado foragido que matou estudante de enfermagem ao dirigir embriagado em Arapiraca
Ministério Público recomenda que PMAL não prenda usuários com até 40g de maconha
Rafael Brito defende fim da escala 6x1 e destaca expectativa para votação
