Politicando
Renan Calheiros rejeita acordo em processo contra Arthur Lira no STF
Senador alagoano afirmou que Lira “lavava dinheiro nas prefeituras”
Em manifestação oficial encaminhada por seus advogados ao STF, o senador Renan Calheiros (MDB) rejeitou qualquer possibilidade de acordo em ação que corre contra ele, ajuizada pelo deputado federal Arthur Lira (PP).
A querela judicial começou em julho de 2023, na justiça federal do DF, mas subiu para o STF por se tratarem de dois detentores de mandato parlamentar. O relator do caso é o ministro André Mendonça.
“O querelante e o querelado são adversários políticos declarados, acarretando-se infrutífera conciliação caso a audiência seja designada”, diz a manifestação, assinada pelos advogados de Calheiros, Luís Henrique Machado e Bárbara Figueiredo”
Lira processou Renan por calúnia, injúria e difamação, após o senador ter dito nas suas redes sociais e na imprensa que o deputado alagoano “usou prefeituras para lavar dinheiro”.
Em manifestação, a PGR se manifestou contra abertura de ação, já que tanto Renan quanto Arthur estão protegidos pela imunidade parlamentar, prerrogativa que garante a liberdade por opiniões, palavras e votos proferidos por parlamentares no exercício do mandato.
Diante da negativa do senador alagoano, o processo aguarda uma decisão de André Mendonça, que pode arquivá-lo com base na tese da PGR ou dar prosseguimento ao ato.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
