Politicando
Após intervenção de secretário, vereadores suspendem projeto que aumenta valor de emendas impositivas
Proposta que quase chegou ao plenário determinava aumento de 1,2 para 1,55% no percentual

Uma articulação dos vereadores de Maceió durante esta quinta-feira (12) resultou na aprovação, em duas comissões, do aumento no percentual de emendas impositivas para o orçamento de 2026. O projeto de lei, no entanto, não chegou a ser apreciado em plenário.
De acordo com a proposta, que foi aprovada nas comissões de Orçamento e de Constituição e Justiça, o percentual de emendas impositivas, ou seja, que são de pagamento obrigatório pela gestão municipal, saltaria de 1,2% para 1,55% do orçamento de 2026.
O ato dos vereadores pegou o prefeito JHC (PL) de surpresa, já que ele encontra-se em viagem, fora de Maceió. Às pressas, o secretário de governo do município, Júnior Leão, foi escalado para dialogar com os vereadores e acalmar os ânimos.
Nos bastidores, a informação é que há uma insatisfação geral com a ausência de JHC não só da capital alagoana, mas principalmente da articulação política junto aos parlamentares municipais. Tanto que 25 dos 27 vereadores subscreveram o projeto, que estava pronto para ser aprovado em plenário.
A presidente da sessão nesta quinta, vereadora Silvania Barbosa (MDB), suspendeu os trabalhos por 15 minutos para que Leão pudesse conversar com os vereadores. O secretário conseguiu, num primeiro momento, sustar a aprovação da medida em plenário.
Ainda segundo interlocutores, os parlamentares suspenderam a tramitação do projeto pela boa relação com Júnior Leão, e pela avaliação de que não atendê-lo iria ser ruim para ele, no relacionamento com o prefeito.
O recado, entretanto, foi dado. O clima é de insatisfação.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas

Wanessa Camargo é agredida por Dado Dolabella em bar

Prefeito de Belo Horizonte visita Maceió e elogia projetos inovadores da gestão JHC

Bolsonaro apresenta explicações ao STF e critica inquérito da PF: 'objetivo é o massacre'

Agreste tem fornecimento de água deficiente devido à queda de energia nesta sexta-feira (22)
