Politicando
Base de Lula em AL ajuda a derrubar decreto de aumento do IOF
Apenas um dos doze parlamentares alagoanos votou pela continuidade do aumento do imposto

De toda a bancada federal alagoana, incluindo deputados e senadores, apenas Paulão (PT) votou a favor do decreto de Lula sobre o aumento do IOF para ajudar no equilíbrio das contas públicas. Ambas as casas derrubaram o ato do executivo em sessões distintas nesta quarta (25).
Na Câmara, sete dos nove deputados votaram pela derrubada do decreto. Além dos conhecidos oposicionistas Alfredo Gaspar (União) e Fábio Costa (PP) e Marx Beltrão (PP), outros quatro deputados considerados governistas também atuaram para derrubar a medida.
Daniel Barbosa (PP), Rafael Brito (MDB), Isnaldo Bulhões (MDB) e até mesmo o ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP) votaram pela derrubada. Luciano Amaral (PSD) não registrou presença. O placar final na Casa ficou em 383 votos contra 98.
Já no senado, a votação ocorreu de forma simbólica, e também teve maioria pela derrubada do decreto. O presidente do senado, Davi Alcolumbre (União), registrou que apenas a bancada do PT e o senador Weverton (PDT) votaram a favor - o que inclui a concordância dos três senadores alagoanos que estavam na sessão.
A proposta aprovada susta todos os decretos do governo que aumentaram as alíquotas do IOF. O último decreto com a "recalibragem" ajustou a expectativa de arrecadação da elevação do IOF para R$ 10 bilhões em 2025. Antes, a versão original, publicada em maio e reeditada em junho, previa uma receita de aproximadamente R$ 20 bilhões.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Júri popular: 5ª Vara de Arapiraca abre inscrições para jurados voluntários

Filha de Karoline Lima e Militão confunde jogador Hulk com herói da Marvel e se desespera

Nova creche em Arapiraca amplia acesso à educação infantil de qualidade

PM flagra mulheres com drogas durante ações em Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema

Assembleia do Sinteal suspende greve do Estado em busca de retomada das negociações
