Politicando
Ida ao União Brasil pode deixar JHC sob ‘comando’ de Arthur Lira
Ex-presidente da Câmara tem fortes ligações com o presidente nacional da sigla, Antonio Rueda

Cada vez mais longe do PSB, o prefeito JHC continua abrindo diálogo com outras legendas, visando o êxito do seu projeto político para 2026 - dentre elas, corre a notícia de que a ele foi oferecido o comando do União Brasil.
A legenda, encorpada em nível nacional, atenderia à estratégia do prefeito, de eleger um ou dois de seus familiares à ALE e à Câmara Federal - que podem ser o ex-deputado João Caldas ou a primeira-dama da capital, Marina Cândia.
No entanto, uma vez dentro do União Brasil, JHC teria que conviver com a ‘sombra’ do deputado federal Arthur Lira - que desde a fundação da sigla é o controlador informal do partido em Alagoas.
A relação de Lira com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, é quase inquebrável. Em 2022, por exemplo, Lira venceu a queda de braço pelo comando do partido com Marcelo Victor, que chegou a ir a Brasília algumas vezes, sem sucesso.
Isto porque, quebrar um acordo com Arthur não seria bom negócio para o União Brasil - visto que os dirigentes partidários fazem uma espécie de ‘permuta’ do comando da sigla em alguns estados. Lira comanda o União Brasil em Alagoas, e em troca Rueda comanda o PP na Bahia.
Experiente na articulação pré-eleitoral, JHC sabe que tirar o poder de Lira no partido é missão quase perdida, o que deve pesar na sua decisão.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Homem morre baleado no município de Marechal Deodoro

Jair Bolsonaro deixa Solar de Brasília e chega a hospital para exames

Homem tenta incendiar residência com vítima dentro e é preso em flagrante em Craíbas

Vídeo mostra rosto de assaltante antes de crime em ótica no Centro de Arapiraca

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 55 milhões
