Politicando
Se deixar governo Lula, PP de Arthur Lira terá que entregar cargos em AL
Partido discute desembarque imediato do governo
Em meio a um processo de intensa divisão interna, dirigentes do PP articulam nacionalmente para deixar o governo Lula e entregar os cargos que exercem na gestão petista - a sigla é titular do ministério do esporte, com o deputado licenciado André Fufuca.
A ruptura com o governo petista atinge em cheio o deputado Arthur Lira, que é donatário de uma vasta gama de cargos federais, distribuídos em Brasília e em Alagoas. O alagoano pode ser o principal prejudicado se a federação do PP com o União Brasil determinar a saída oficial da gestão.
Além de diretorias da Caixa entregues a Lira, e distribuídas por ele a vários parlamentares do centrão e até de partidos de oposição, como o PL - o deputado também indicou vários aliados em cargos importantes em Alagoas, como o Porto de Maceió, Codevasf, SPU e Dnocs.
Numa complexa articulação para se candidatar ao senado em 2026, ‘desempregar’ correligionários a esta altura das negociações pode significar um revés importante e até inviabilizar aliança com alguns grupos políticos.
Contextualizando: o União Brasil, sigla que é federada ao PP, deve se reunir nesta quarta (3) para anunciar oficialmente a saída do governo Lula, e a entrega de todos os cargos que possui na gestão. Como estão oficialmente unidos, o PP recebe pressão interna para fazer o mesmo.
Ambas as siglas integram um projeto nutrido pelo centrão, de ter um candidato próprio à presidência da República em 2026, afastando-se tanto de Lula quanto da oposição bolsonarista.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
