Politicando

Politicando

Politicando

Se deixar governo Lula, PP de Arthur Lira terá que entregar cargos em AL

Partido discute desembarque imediato do governo

01/09/2025 17h05
Se deixar governo Lula, PP de Arthur Lira terá que entregar cargos em AL

Em meio a um processo de intensa divisão interna, dirigentes do PP articulam nacionalmente para deixar o governo Lula e entregar os cargos que exercem na gestão petista - a sigla é titular do ministério do esporte, com o deputado licenciado André Fufuca.

A ruptura com o governo petista atinge em cheio o deputado Arthur Lira, que é donatário de uma vasta gama de cargos federais, distribuídos em Brasília e em Alagoas. O alagoano pode ser o principal prejudicado se a federação do PP com o União Brasil determinar a saída oficial da gestão.

Além de diretorias da Caixa entregues a Lira, e distribuídas por ele a vários parlamentares do centrão e até de partidos de oposição, como o PL - o deputado também indicou vários aliados em cargos importantes em Alagoas, como o Porto de Maceió, Codevasf, SPU e Dnocs.

Numa complexa articulação para se candidatar ao senado em 2026, ‘desempregar’ correligionários a esta altura das negociações pode significar um revés importante e até inviabilizar aliança com alguns grupos políticos.

Contextualizando: o União Brasil, sigla que é federada ao PP, deve se reunir nesta quarta (3) para anunciar oficialmente a saída do governo Lula, e a entrega de todos os cargos que possui na gestão. Como estão oficialmente unidos, o PP recebe pressão interna para fazer o mesmo.

Ambas as siglas integram um projeto nutrido pelo centrão, de ter um candidato próprio à presidência da República em 2026, afastando-se tanto de Lula quanto da oposição bolsonarista.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos