Politicando
MDB pretende repetir ‘chapão da morte’ para estadual em 2026
Governo Dantas e Marcelo Victor devem manter modelo de partido único para a disputa estadual
É lógico que tudo ainda pode mudar, pelo tempo que ainda falta para as decisões sobre 2026 - mas a julgar pela fotografia do momento, a tendência é que o MDB repita o modelo que adotou em 2022, ou seja, todo mundo da base do governo dentro de uma mesma chapa.
A composição, que ficou conhecida como ‘chapão do MDB’ ou ‘chapão da morte’, elegeu a maior bancada da ALE com folga, mas em compensação deixou nomes de peso e com grande votação de fora - como Galba Novaes, Leo Loureiro, Ivan Beltrão e Guilherme Lopes - todos com mais de 23 mil votos.
Nos bastidores, a informação é que Marcelo Victor, articulador da chapa de deputados estaduais, deve manter a estratégia de chapão na eleição para a ALE, e utilizar o PSD para a chapa de deputados federais.
Atualmente, o MDB tem 14 dos 27 deputados estaduais. Tirando uma ou outra mudança de nomes, quase todos devem ser novamente candidatos em 2026. A ‘nota de corte’ (votação mínima para se eleger) em 2022 foi de 32 mil votos.
Com expectativa que a Casa perca três vagas, por conta da atualização da população do estado, a tendência é que essa nota aumente ainda mais, tornando o chapão ainda mais competitivo e apertado para quem quiser mais quatro anos.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
