Politicando
MDB pretende repetir ‘chapão da morte’ para estadual em 2026
Governo Dantas e Marcelo Victor devem manter modelo de partido único para a disputa estadual

É lógico que tudo ainda pode mudar, pelo tempo que ainda falta para as decisões sobre 2026 - mas a julgar pela fotografia do momento, a tendência é que o MDB repita o modelo que adotou em 2022, ou seja, todo mundo da base do governo dentro de uma mesma chapa.
A composição, que ficou conhecida como ‘chapão do MDB’ ou ‘chapão da morte’, elegeu a maior bancada da ALE com folga, mas em compensação deixou nomes de peso e com grande votação de fora - como Galba Novaes, Leo Loureiro, Ivan Beltrão e Guilherme Lopes - todos com mais de 23 mil votos.
Nos bastidores, a informação é que Marcelo Victor, articulador da chapa de deputados estaduais, deve manter a estratégia de chapão na eleição para a ALE, e utilizar o PSD para a chapa de deputados federais.
Atualmente, o MDB tem 14 dos 27 deputados estaduais. Tirando uma ou outra mudança de nomes, quase todos devem ser novamente candidatos em 2026. A ‘nota de corte’ (votação mínima para se eleger) em 2022 foi de 32 mil votos.
Com expectativa que a Casa perca três vagas, por conta da atualização da população do estado, a tendência é que essa nota aumente ainda mais, tornando o chapão ainda mais competitivo e apertado para quem quiser mais quatro anos.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante
