Politicando

Politicando

Politicando

Fux mantém número de 9 federais e 27 estaduais para eleições de 2026 em AL

Decisão do ministro ainda precisa ser referendada pelo pleno do STF

30/09/2025 09h09
Fux mantém número de 9 federais e 27 estaduais para eleições de 2026 em AL

Uma decisão expedida pelo ministro do STF Luiz Fux, na noite desta segunda-feira (29), suspendeu os efeitos de uma ação da própria corte, mantendo para 2026 o mesmo número de deputados das eleições de 2022.

A decisão do ministro, que ainda será referendada no plenário virtual do STF, veio em resposta a uma solicitação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), já que a proposta de atualização votada na Câmara foi vetada pelo presidente Lula.

Com a manutenção das mesmas vagas, Alagoas mantém em 9 o número de deputados federais, e em 27 o número de deputados estaduais. Pela atualização populacional do Censo, o estado poderia perder uma vaga de federal e três de estadual.

Segundo Fux, a decisão traz segurança jurídica para o processo eleitoral, já que a lei fala no princípio da anualidade - qualquer decisão sobre a escolha dos eleitores precisa ser referendada a no mínimo um ano das eleições.

Embora ainda precise ser referendada pelo plenário do STF, o que precisa ser feito até sábado (4), a expectativa é que a maioria dos ministros siga a decisão de Fux, até mesmo por conta dos prazos apertados para que haja decisão divergente.

Em Alagoas, a decisão traz tranquilidade principalmente para quem vinha montando chapas proporcionais, já que não havia certeza sobre quantas vagas estariam em disputa em 2026.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos