Politicando
Fux mantém número de 9 federais e 27 estaduais para eleições de 2026 em AL
Decisão do ministro ainda precisa ser referendada pelo pleno do STF
Uma decisão expedida pelo ministro do STF Luiz Fux, na noite desta segunda-feira (29), suspendeu os efeitos de uma ação da própria corte, mantendo para 2026 o mesmo número de deputados das eleições de 2022.
A decisão do ministro, que ainda será referendada no plenário virtual do STF, veio em resposta a uma solicitação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), já que a proposta de atualização votada na Câmara foi vetada pelo presidente Lula.
Com a manutenção das mesmas vagas, Alagoas mantém em 9 o número de deputados federais, e em 27 o número de deputados estaduais. Pela atualização populacional do Censo, o estado poderia perder uma vaga de federal e três de estadual.
Segundo Fux, a decisão traz segurança jurídica para o processo eleitoral, já que a lei fala no princípio da anualidade - qualquer decisão sobre a escolha dos eleitores precisa ser referendada a no mínimo um ano das eleições.
Embora ainda precise ser referendada pelo plenário do STF, o que precisa ser feito até sábado (4), a expectativa é que a maioria dos ministros siga a decisão de Fux, até mesmo por conta dos prazos apertados para que haja decisão divergente.
Em Alagoas, a decisão traz tranquilidade principalmente para quem vinha montando chapas proporcionais, já que não havia certeza sobre quantas vagas estariam em disputa em 2026.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Homem é condenado a mais de 27 anos por matar vítima que tentou impedir tráfico de drogas
Intervenção emergencial: BRK realiza reparo de vazamento de grande porte no Feitosa
Câmara de Maceió concede moção de aplauso para guardas municipais
Caio Bebeto critica MST e protagoniza embate em sessão da Câmara
Suspeito de matar homem a pauladas é preso poucas horas após o crime em União dos Palmares
