Politicando
Lula dá aval a Renan Filho para acabar com obrigatoriedade de autoescolas na CNH
Medida deve passar em breve por consulta pública, antes de entrar em vigor
Uma ideia do ministro Renan Filho, levada ao presidente Lula há algumas semanas, recebeu o sinal verde do chefe do executivo: O ministério deve seguir em frente com a proposta de desobrigar as horas de aula em autoescolas para obtenção da CNH.
A expectativa é de que a medida, se colocada em prática, poderia baratear o documento em até 80%, se tratando das categorias A e B. Com o aval do presidente, o próximo passo é abrir uma consulta pública, via Senatran, para receber sugestões sobre o tema.
De acordo com a proposta de Renan Filho, a ideia é que o conteúdo seja ofertado de forma presencial nas autoescolas, mas também por ensino à distância em empresas credenciadas ou até mesmo pelo Senatran em formato digital, gratuitamente.
Atualmente, o custo de uma habilitação categoria B, utilizada para veículos de porte pequeno, pode custar até R$ 1800, dependendo da região do país. Com a nova medida, pode cair para menos de R$ 400.
A ideia vem sendo duramente criticada pelo setor de autoescolas, que deve perder receita com as novas regras - mas por outro lado, vem sendo comemorada por quem pretende tirar a CNH.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
