Politicando
Ronaldo Lessa nutre desejo de ser candidato ao Senado em 2026
Vice-governador deve disputar as eleições de 2026
Do alto dos seus 76 anos e tendo passado por quase todos os cargos na política, o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) ainda nutre um desejo pessoal para as eleições de 2026: o de ser candidato ao senado, e exercer a última função eleitoral que lhe falta.
No entanto, a realização do projeto do vice-governador não será tarefa fácil - e não apenas pela eleição difícil para o cargo preterido, mas pela difícil articulação para que isso seja possível.
Com o PDT sem estrutura e sem capilaridade suficiente para alavancar sua candidatura, a única forma de viabilizá-la seria em acordo com o governador Paulo Dantas - que afirma que vai terminar o mandato de governador e não vai disputar as eleições de 2026.
Porém, na fila do senado dentre os postulantes no campo do governador, outros nomes já estão na frente de Lessa: Paulão (PT) e até mesmo JHC, se lançar-se ao cargo, tem mais peso para fazer a dobradinha com Renan Calheiros, a prioridade do grupo palaciano.
Resta a Ronaldo uma alternativa apoiada por boa parte do seu partido: que ele encerre a carreira voltando à Assembleia Legislativa - esse sim, um mandato possível.
Até la´, Lessa pesa as possibilidades.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Cinegrafista da Band Minas morre, e repórter fica ferida em acidente na BR-381
Quadra chuvosa começa com previsão de chuvas intensas em Alagoas
