Politicando

Politicando

Politicando

A dobradinha que todos os prefeitos gostariam de fazer - e que pode não ser tão fácil

Presidente do MDB, Renan Calheiros já se mostrou insatisfeito com o movimento

10/10/2025 17h05 - Atualizado em 10/10/2025 18h06
A dobradinha que todos os prefeitos gostariam de fazer - e que pode não ser tão fácil

A disputa por uma das duas vagas no Senado em 2026, que promete ser uma das mais acirradas dos últimos anos, tem levado prefeitos de vários municípios alagoanos a fazer um movimento parecido - o de apoiar ao mesmo tempo Renan Calheiros e Arthur Lira, dois dos principais postulantes ao cargo.

Em desvantagem no número de prefeitos em relação a Renan, Arthur Lira tem sido tolerante aos gestores ‘com os pés em duas canoas’, já que essa seria a melhor forma de se equiparar aos mais de 90 prefeitos que hoje apoiam a reeleição de Calheiros.

No entanto, apesar de manter-se em silêncio sobre o assunto, Renan tem demonstrado desconforto com a ideia de prefeitos emedebistas montarem palanque para Arthur Lira em municípios administrados pelo MDB.

E ao que tudo indica, no tempo certo, pode haver retaliação a esses gestores - e até mesmo medidas mais duras, como a expulsão do partido. Recentemente, o caso do prefeito de Olivença, Jó Dionísio, foi citado como exemplo. ‘Fiel’ a Renan e a Paulo Dantas, Jó resolveu apoiar Lira sem consultar o partido, nem Calheiros.

Por mais sedutora que seja, a dobradinha Lira e Renan pode não ser uma construção fácil, principalmente para os prefeitos emedebistas, hoje fartamente atendidos pelo governo do estado.

Sobre o blog

O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.

Arquivos