Politicando

Politicando

Politicando

PL pode montar super chapão com nomes de peso para federal

Sigla pode eleger até seis representantes em Brasília e ser a maior bancada do estado

21/10/2025 17h05
PL pode montar super chapão com nomes de peso para federal

Se as articulações políticas do prefeito JHC (PL) se derem exatamente como o planejado, é possível que o gestor construa um super chapão dentro do PL, que pode arrastar deputados de mandato de outros partidos e tornar-se a maior bancada de Alagoas.

Em tempo: JHC pode lançar até duas chapas para federal em 2026 - uma no PL e mais outra, no PSB, com intuito de eleger a esposa Marina Cândia para a Câmara. Dessa forma, atende o seu eleitorado mais bolsonarista com o PL, e também aos acordos de Brasília dando uma deputada para o PSB.

Porém, a chapa do PL, se acontecer, promete abalar as estruturas e eleger até seis deputados federais, dependendo da sua composição. Isto porque a ideia, trabalhada conjuntamente com Arthur Lira, é acomodar boa parte dos parlamentares do PP e União Brasil na legenda, em acordo para que eles apoiem Lira na eleição para o Senado.

Dessa forma, Alfredo Gaspar, Fábio Costa e Marx Beltrão - além de Alvinho Lira, filho de Arthur que deve herdar a candidatura do pai - sairiam candidatos pela legenda bolsonarista.

Isto sem contar com a possibilidade de receber também os pré-candidatos do Republicanos, que tem dois nomes bastante competitivos: o ex-deputado Nivaldo Albuquerque e o líder da Assembleia de Deus Gunnar Nunes.

A possibilidade de um chapão do PL na disputa para federal representa um risco principalmente para o MDB local, já que o partido pretende eleger mais que os dois representantes que tem atualmente - no entanto, em alguns cálculos, pode inclusive perder uma vaga e eleger apenas um deputado.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos