Politicando
PL pode montar super chapão com nomes de peso para federal
Sigla pode eleger até seis representantes em Brasília e ser a maior bancada do estado
Se as articulações políticas do prefeito JHC (PL) se derem exatamente como o planejado, é possível que o gestor construa um super chapão dentro do PL, que pode arrastar deputados de mandato de outros partidos e tornar-se a maior bancada de Alagoas.
Em tempo: JHC pode lançar até duas chapas para federal em 2026 - uma no PL e mais outra, no PSB, com intuito de eleger a esposa Marina Cândia para a Câmara. Dessa forma, atende o seu eleitorado mais bolsonarista com o PL, e também aos acordos de Brasília dando uma deputada para o PSB.
Porém, a chapa do PL, se acontecer, promete abalar as estruturas e eleger até seis deputados federais, dependendo da sua composição. Isto porque a ideia, trabalhada conjuntamente com Arthur Lira, é acomodar boa parte dos parlamentares do PP e União Brasil na legenda, em acordo para que eles apoiem Lira na eleição para o Senado.
Dessa forma, Alfredo Gaspar, Fábio Costa e Marx Beltrão - além de Alvinho Lira, filho de Arthur que deve herdar a candidatura do pai - sairiam candidatos pela legenda bolsonarista.
Isto sem contar com a possibilidade de receber também os pré-candidatos do Republicanos, que tem dois nomes bastante competitivos: o ex-deputado Nivaldo Albuquerque e o líder da Assembleia de Deus Gunnar Nunes.
A possibilidade de um chapão do PL na disputa para federal representa um risco principalmente para o MDB local, já que o partido pretende eleger mais que os dois representantes que tem atualmente - no entanto, em alguns cálculos, pode inclusive perder uma vaga e eleger apenas um deputado.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
