Politicando
Silvânia Barbosa, uma vereadora cobiçada por três partidos para 2026
Parlamentar da capital já foi citada em três chapas diferentes para federal
Nada menos que três legendas já ‘vazaram’ o nome da vereadora Silvânia Barbosa em suas chapas, na função de deputada federal, para as eleições de 2026 - tornando a parlamentar da capital figura cobiçada no meio político.
O 7Segundos foi o primeiro a noticiar a presença da vereadora na chapa que está sendo fechada pelo MDB para a Câmara Federal. Alguns dias depois, portais alagoanos divulgaram a informação de que Silvânia estaria no grupo do PSD, que também montará chapa para o mesmo cargo.
Dias após, foi a vez da vereadora aparecer numa reunião do seu atual partido, o Solidariedade, que também pretende entrar na disputa por uma vaga de federal. Adeilson Bezerra, presidente da sigla, chegou a afirmar que será ‘difícil’ tirá-la do partido.
De fato, a presença de uma candidata ‘de fato’ como Silvânia, é bastante cobiçada pelas legendas - que precisam cumprir a cota de gênero em suas chapas, sem precisar recorrer às candidatas fictícias, cuja justiça tem ficado de olho.
Por enquanto, Silvânia não se posicionou oficialmente sobre deixar o Solidariedade, e até apareceu no encontro do partido que anunciou a chapa. No entanto, até abril do ano que vem, muita água ainda passa por baixo da ponte.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Cinegrafista da Band Minas morre, e repórter fica ferida em acidente na BR-381, em Minas Gerais
Quadra chuvosa começa com previsão de chuvas intensas em Alagoas
Abertura de comportas da usina de Xingó impressiona moradores no Sertão
Leonardo Dias critica abandono de patinetes em Maceió e cobra ordenamento
Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão em Delmiro Gouveia
