Blog do Roberto Ventura
Ultrapassados e arrogantes: Emerson Leão e Osvaldo de Oliveira criticam a presença de técnicos estrangeiros no Brasil
Uma declaração bastante infeliz recheada de preconceitos e senso de inferioridade, emitida pelos ex-técnicos Emerson Leão e Osvaldo de Oliveira, foi motivo de críticas pela grande parte da imprensa nacional, bem como, pelos desportistas brasileiros. Na verdade, eles perderam uma grande oportunidade de ficarem calados.
As declarações preconceituosas e sem nenhum sentido de Emerson Leão e Osvaldo de Oliveira, sobre não gostar de técnicos estrangeiros em seu país, diante do técnico italiano Carlo Ancelotti, atual comandante da Seleção Brasileira de Futebol, continuam dando o que falar.
A vinda do maior técnico de futebol do mundo na atualidade para comandar a Seleção Brasileira, para nós é motivo de satisfação, já que os nossos técnicos estão em sua grande maioria ultrapassados. Já era hora de ir em busca de um nome que pudesse reavivar o sonho de 220 milhões de brasileiros. O resultado; aí já é uma outra história.
O próprio Leão e Osvaldo de Oliveira já comandaram equipes estrangeiras. São vários os treinadores brasileiros que já trabalharam - e permanecem trabalhando –no futebol internacional.
Luiz Felipe Scolari comandou a Seleção de Portugal, Joel Santana comandou a Seleção da África, Zico treinou a Seleção do Japão, e outros tantos treinadores brasileiros trabalham no futebol do exterior, ora comandando seleções, ora comandando grandes clubes europeus, como foi o caso de Wanderlei Luxemburgo, o qual foi técnico do poderoso Real Madri.
Mas isso não passa de ciúmes, de dor de cotovelo’, é não querer assumir suas incompetências, até porque, eles não evoluíram, eles pararam no tempo e no espaço e a verdade é uma só: eles estão ultrapassados.
Essa opinião arcaica, preconceituosa de alguns técnicos de futebol brasileiro principalmente de Leão e Osvaldo não tem sentido algum.
Vários ex-atletas, técnicos e ex-técnicos de futebol emitiram suas opiniões e todos foram unânimes em condenar as declarações de Emerson Leão e Osvaldo de Oliveira.
Tenho minhas restrições as últimas convocações de Ancelotti, como por exemplo, convocar Guilherme Arana, Richarlison e o ultrapassado Danilo - e nessa lista ainda incluo Alisson e Marquinhos -.
O ex-jogador e treinador Paulo Roberto Falcão se manifestou sobre a polêmica envolvendo Emerson Leão e Osvaldo de Oliveira, os quais protagonizaram um constrangimento a Carlo Ancelotti, ao criticar a presença de treinadores estrangeiros no futebol brasileiro - isso na presença do italiano -, atual técnico da Seleção Brasileira. Falcão disse que decidiu se pronunciar não apenas por sua amizade com Ancelotti, mas também por convicção pessoal.
“A solução para o inconformismo de alguns treinadores brasileiros contra os estrangeiros é simples de resolver: sejam mais competentes do que eles”, disse em um vídeo em suas redes sociais.
Concordo em gênero, número e grau com a opinião do diretor de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Gustavo Feijó. Ele divulgou uma nota classificando como deselegantes as declarações feitas durante o Fórum Brasileiro de Treinadores contra o técnico Carlo Ancelotti e outros profissionais estrangeiros que atuam no país. Feijó afirmou que as falas “não refletem o verdadeiro sentimento do povo brasileiro”, e ressaltou a importância de tratar com respeito todos os que escolhem trabalhar no Brasil. Feijó destacou ainda que o futebol vive um momento de renovação e que a criação da Federação Brasileira de Treinadores pode fortalecer o setor, “desde que haja união, diálogo respeito entre todos.
O ex-goleiro, tetracampeão e preparador de goleiros da Seleção Brasileira de Futebol, Taffarel, classificou de 'arrogante' e 'prepotente' as falas dos ex-técnicos Emerson Leão e Osvaldo de Oliveira:
“Eles não podem falar nada do Ancelotti. Leão foi o treinador mais arrogante e prepotente com quem trabalhei. Desde que chegou no Galo, tentou me sacanear, tu foi um bom goleiro, não precisava ter tanta inveja assim de mim, infelizmente tenho péssimas lembranças do teu trabalho, menosprezando funcionários e todos que estavam a baixo de ti, fica quieto um pouco - disse o tetracampeão da Copa do Mundo".
Se Emerson Leão e Osvaldo de Oliveira queriam holofotes e chamar a atenção da mídia e do grande público por estarem no ostracismo do futebol, eles conseguiram.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias
Silvânia Aquino anuncia saída da Banda Calcinha Preta e encerra ciclo marcante no forró romântico
Hugo Motta dá carta branca a Derrite para conduzir Marco Legal contra Crime
Alfredo Gaspar surpreende e determina apreensão do celular de Igor Delecrode na CPMI do INSS
Comunicação de Junqueiro se destaca em Alagoas com equipe criativa e gestão moderna
Incêndio atinge pátio de veículos em Rio Largo e destrói mais de 100 motocicletas
