Politicando

Politicando

Politicando

Sem Bolsonaro nem adversários locais, Lula deve vencer eleições com facilidade em AL

Oponentes em 2022, JHC e Arthur Lira devem estar com o presidente em 2026

13/11/2025 17h05 - Atualizado em 13/11/2025 17h05
Sem Bolsonaro nem adversários locais, Lula deve vencer eleições com facilidade em AL

Confirmado para a reeleição em 2026, Lula deve enfrentar em Alagoas um cenário bem mais favorável do que o de sua terceira vitória presidencial, em 2022, quando enfrentou o ex-presidente Jair Bolsonaro e um forte grupo político bolsonarista local.

Naquela eleição, apesar de Lula ter saído vitorioso em todo o estado, na capital foi Bolsonaro que ficou com a maior votação, sendo a única capital do nordeste em que o então presidente venceu nas urnas.

Em 2022, além de uma grande quantidade de prefeitos que pediram votos para Bolsonaro, o ex-presidente também tinha forte apoio de deputados federais, estaduais e de dois candidatos ao governo do estado: Collor e um tímido apoio de Rodrigo Cunha.

No segundo turno, foi a vez do prefeito JHC pular de canoa, deixar o PSB e migrar para o PL, também pedindo voto para Bolsonaro em Maceió - o que levou o ex-presidente mais uma vez à vitória na capital, com 57,18% contra 42,82% de Lula.

Em 2026, o cenário é totalmente diferente. O principal fator é que, muito provavelmente, Bolsonaro estará fora das eleições - a não ser que consiga uma improvável reversão de sua condenação em ação no STF por atos antidemocráticos.

Além disso, seu principal cabo eleitoral em 2022, JHC, tem um acordo com Lula para não atrapalhar a reeleição do presidente, mesmo que não peça votos para ele. O mesmo acordo vale para Arthur Lira, que há três anos subiu no palanque de Bolsonaro e depositou nele o voto de suas bases eleitorais.

Com apoio de Paulo Dantas, Renans, Arthur Lira, JHC, Luciano Barbosa (em Arapiraca) e mais os prefeitos aliados desses grupos, é difícil que qualquer nome que não seja Bolsonaro consiga reverter o favoritismo de Lula em Alagoas - o que deve ocorrer inclusive na capital, Maceió.

É esperar para ver.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos