Politicando
Lula junta Arthur Lira e Renan Calheiros no mesmo palanque em sanção do Imposto de Renda
Deputado e Senador foram os relatores da lei que isentou quem ganha até 5 mil do tributo
Mesmo em meio a uma intensa troca de farpas entre os dois personagens, o presidente Lula conseguiu realizar um encontro improvável nesta quarta (26), durante ato de sanção da isenção do IR para quem ganha até 5 mil reais. Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB) juntos na mesma fotografia.
Claro, o ato rendeu louros políticos para ambos, o que justificava ali suas presenças. Ambos foram os relatores da proposta nas suas casas legislativas. Porém, pródigos em trocar farpas nas redes sociais, foi a primeira vez em anos que ambos participaram de um ato público conjuntamente.
O momento rendeu, inclusive, um tímido e super rápido aperto de mãos, quando Calheiros deixou a tribuna sendo cumprimentado por Lira, o primeiro ao seu lado. Mesmo que quisesse, Renan não teria como escapar da gentileza, transmitida ao vivo pelo canal do governo.
Durante os discursos, Lira foi mais institucional. Ressaltou o trabalho que fez na aprovação da medida na Câmara, uma rara unanimidade onde governo e oposição votaram não no projeto, mas no pedido de Arthur. Chegou a citar nominalmente e agradecer Calheiros pela aprovação no Senado, sem alterações.
Já com Renan, a coisa parece ser mais visceral. O senador destilou algumas indiretas a Lira, como no momento em que disse que “grupos políticos” defendem as bets no congresso - Renan é autor de um PL que dobra os impostos para casas de apostas.
Dada a dificuldade de juntá-los novamente, é possível que só se reencontrem no plenário do Senado em 2027, caso Lira consiga êxito na tarefa de ser senador, e Calheiros consiga a reeleição. Até lá, é cada um no seu canto, e barulho só pelas redes sociais.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
[Vídeo] Black Week Patropi tem descontos de até 70% e promoção “Leve 3, Pague 2”
Secretaria de Educação inicia renovação de matrículas da rede estadual
Cibele Moura cobra urgência em PL que garante retorno automático para pacientes autistas e com TDAH
Marina Candia lidera corrida ao Senado em Alagoas, aponta pesquisa da Agência Alfa
Leopoldo Pedrosa é condenado a 13 anos de prisão por assassinato de corretor de imóveis
