Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Uma eleição bastante polarizada a qual será decidida nos detalhes

03/12/2025 10h10 - Atualizado em 03/12/2025 10h10
Uma eleição bastante polarizada a qual será decidida nos detalhes

Todas as pesquisas realizadas até o momento para as eleições ao governo de Alagoas, apontam empate técnico entre o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas e o ministro dos Transportes, Renan Filho - com uma pequena vantagem para o primeiro -. Diante disso, há uma corrida desenfreada por parte de ambos, em busca de apoio e votos dos eleitores em regiões que eles ainda não têm predominância.

E, uma dessas regiões é, sem dúvidas, a zona da mata alagoana. Essa região representa, na verdade, um dos fatores que poderá influenciar decisivamente no resultado do pleito em 2026, onde, provavelmente teremos uma das disputas mais acirradas de todos os tempos, para decidir quem vai governar Alagoas.

As últimas pesquisas indicam equilíbrio de forças entre JHC e Renan Filho. Em várias regiões do estado há uma disputa acirrada, com supremacia no sertão e no agreste para Renan e com superioridade na grande Maceió, cidades circunvizinhas e outros colégios eleitorais importantes, para João Henrique. Apesar de o prefeito liderar com folga na capital alagoana, isso por si só não basta para vencer a eleição. Isso também se aplica a Renan Filho, que predomina no sertão e no agreste, mas que isso não lhe garantirá a vitória.

Com essa polarização em outras regiões do estado, a exemplo do litoral norte e litoral sul, é fato que a região da zona da mata terá um papel importantíssimo e, quem sabe, decisivo nas eleições de 2026.

A preocupação dos Calheiros e do próprio MDB é que, o prefeito está aos poucos avançando e conquistando adeptos e importantes apoios na região sertaneja do estado e, agora, parte firme para a região serrana dos quilombos. Daí, a importância de se conquistar e consolidar apoios e, consequentemente, votos nessa região.

Por outro lado, para superar a falta de apoio na zona da mata, JHC precisa arregimentar forças e usar todo o seu marketing político, pessoal e a máquina do município para, no mínimo, diminuir a vantagem que Renan Filho tem sobre ele em algumas das cidades do interior alagoano.

O fato é que Renan Filho precisa ganhar folego para tentar minimizar a desvantagem que ele tem em relação a JHC na capital alagoana e, por outro lado, João Henrique também terá que conquistar mais adeptos, no sertão, no agreste e zona da mata de Alagoas.

A rejeição aos Calheiros em Maceió é histórica, e isso vem desde os tempos em que Renan Filho ainda era criança, por isso, é por demais importante que ele amplie sua vantagem no interior do estado, porque em Maceió, JHC lidera com folga a eleição.


Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos