Politicando

Politicando

Politicando

Paulo Dantas acelera implantação de câmeras corporais na PM e abre cotação para serviço

Os equipamentos serão destinados inicialmente às tropas de Maceió e Arapiraca

30/12/2025 11h11
Paulo Dantas acelera implantação de câmeras corporais na PM e abre cotação para serviço

O governador Paulo Dantas (MDB) autorizou o início da fase de coleta de preços para a contratação da solução de câmeras corporais que serão utilizadas pela Polícia Militar. O processo é um passo decisivo para a modernização da segurança pública no estado e está sendo conduzido pela Agência de Modernização da Gestão de Processos (AMGESP).

A iniciativa visa atender à demanda da Administração Pública Estadual por tecnologia de monitoramento em tempo real, garantindo mais transparência às abordagens policiais e maior segurança tanto para os agentes quanto para a população.

O investimento superior a R$ 9 milhões para implementação das câmeras corporais são oriundos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Diferente de uma compra comum de equipamentos, o objeto da cotação, segundo portaria publicada no Diário Oficial, foca na contratação de serviço de fornecimento de solução. Isso inclui não apenas os dispositivos físicos, mas todo o suporte tecnológico necessário para o armazenamento e gestão das imagens, conforme as especificações descritas no termo de referência.

As empresas do setor de tecnologia e segurança interessadas em fornecer a solução devem enviar as propostas e o comprovante de inscrição no CNPJ em até cinco dias úteis, contados a partir da data de publicação oficial.

Nesta primeira fase, serão adquiridas 600 câmeras que serão destinadas inicialmente às tropas de Maceió e Arapiraca, os dois municípios alagoanos que atendem aos critérios do edital do Ministério da Justiça, que prioriza cidades com mais de 100 mil habitantes.

Unidades especializadas, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), não estão contempladas neste momento.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos