Politicando

Politicando

Politicando

Davi Davino Filho volta ao radar como possível vice de JHC para o Governo

Em paralelo, o ex-deputado mantém as articulações para uma candidatura ao Senado

19/01/2026 12h12
Davi Davino Filho volta ao radar como possível vice de JHC para o Governo

O ex-deputado Davi Davino Filho (Republicanos) voltou a ser cotado como candidato a vice-governador na provável chapa de JHC ao executivo estadual. Trabalhando em uma candidatura ao Senado, Davino aparece na composição com o prefeito após os últimos movimentos da base aliada.

O grupo figura com quatro nomes interessados no Senado: Arthur Lira, Marina Candia, Alfredo Gaspar e Davi Davino. Sem espaço para todo mundo, JHC tenta redesenhar o cenário a fim de acomodar aliados.

Em um dos cenários estudados, Davino aparece como vice, enquanto Lira e Gaspar disputam o Senado. Marina Candia, nessas circunstâncias, entraria na briga pela Câmara Federal.

A presença da família Davino em algumas regiões do estado, sobretudo com o apoio de Antônio Albuquerque, pode trazer mais robustez ao projeto eleitoral de JHC.

As articulações devem ser amarradas nas próximas semanas. Caso a vaga de vice de JHC não fique com Davino, o ex-deputado pode anunciar sua pré-candidatura ao Senado pouco antes do Carnaval.

O 7Segundos procurou o deputado para esclarecer a informação de bastidor, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Sobre o blog

Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026

Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.

Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.

Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.

A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.

A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.

Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.

Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.

Arquivos