Politicando
Rute Nezinho será candidata a deputada federal pelo PSD
Vice-prefeita foi representada pelos irmãos em reunião que definiu nomes para chapa
Uma reunião ocorrida no Palácio Zumbi dos Palmares na última segunda (26) selou os últimos detalhes com o governador Paulo Dantas, e a vice-prefeita de Arapiraca, Rute Nezinho, será lançada como candidata a deputada federas nas eleições de outubro.
Apesar de não estar presente, Rute foi um dos nomes já definidos na chapa do PSD à Câmara Federal. A vice-prefeita foi representada na reunião pelos irmãos, o deputado Ricardo Nezinho e o vereador de Arapiraca, Rogério Nezinho.
Segundo interlocutores, o PSD consegue montar um grupo com boas possibilidades de eleger até dois deputados federais. Atual deputado, Luciano Amaral será o ‘puxador de votos’ da chapa, com expectativa de ultrapassar a votação que obteve em 2022 - 101.508 votos.
Com uma boa performance de Amaral, a expectativa da chapa é que ele ‘puxe’ um segundo colocado, que precisaria ter algo em torno de 50 mil votos - o que é um número alcançável, considerando a força da família Nezinho em Arapiraca e região.
Com a candidatura de Rute, haverá a repetição da disputa entre Luciano Barbosa e Ricardo Nezinho, agora na disputa para a Câmara, já que o prefeito vai investir na reeleição de Daniel Barbosa. Na ALE, a competição será entre o próprio Nezinho e o advogado Lucas Barbosa.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Homem sofre tentativa de homicídio no Bosque das Arapiracas, em Arapiraca
Operação Batista: Polícia Militar cumpre mandados de busca e apreensão em Penedo
Veículo pega fogo e mobiliza bombeiros na Avenida Ceci Cunha em Arapiraca
Criança vê idoso comendo sozinho e decide agir; gesto comove a web
Mulher desaparecida há mais de 30 anos é encontrada viva nos EUA
