Politicando
Analistas apontam: Lessa pode surpreender se disputar o Senado
Conjunto de fatores pode converter-se em favoritismo para o vice-governador
Ainda preso ao cargo de vice-governador do estado, Ronaldo Lessa há muito tempo não esconde que sua intenção é mesmo a de ir para as urnas e disputar uma das vagas ao Senado que estão em jogo este ano.
E a turma que entende de política garante: mesmo que não saia vitorioso dessa apertada disputa, Lessa pode surpreender e até mesmo ser um dos protagonistas dessa eleição em específico - por características que só ele, como candidato, poderia representar.
A primeira e mais importante delas, como se sabe, é a origem e o discurso de esquerda. O que pode parecer negativo para uma eleição majoritária, em um processo de nicho e com muitos candidatos, um percentual menor de fiéis eleitores de esquerda já pode ser suficiente para uma grande performance.
Trocando em miúdos: Se Lessa for o único candidato ‘de esquerda’ das eleições ao Senado, pode acumular um grande eleitorado - não a maioria, mas o suficiente para fazer um estrago.
O segundo aspecto tem relação com a força do senador Renan Calheiros - e o quanto ele pode orientar suas bases a votar em Lessa como o voto 2 de seu eleitorado. Uma opção que pode parecer importante, principalmente para derrotar o principal inimigo de Calheiros ao mesmo cargo, Arthur Lira.
O terceiro aspecto, ligado ao segundo, diz respeito à aprovação que Lessa tem na região metropolitana, justamente um eleitorado arredio a Renan Calheiros. O ex-governador seria, então, um facilitador para que Calheiros consiga melhorar sua performance na capital alagoana.
Como o momento é de estudar as possibilidades, Lessa estuda com carinho o cenário. Os adversários e possíveis aliados também o observam.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Acusado de assédio sexual, Buzzi apresenta atestado médico de 10 dias
Moraes manda governo do RJ enviar à PF imagens de Operação Contenção
Anistia deve facilitar retorno dos opositores de Maduro à Venezuela
Exportações aos EUA caem 25,5% em janeiro, mas vendas à China sobem
PGR envia ao Supremo parecer favorável à pejotização do trabalho
