Politicando
Eleições no TCU: Isnaldo Bulhões defende deputado petista para vaga de ministro
Deputado alagoano afirmou que Odair Cunha é o nome favorito para o cargo
Em nome do MDB, partido do qual é líder na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões defendeu o nome do deputado mineiro Odair Cunha (PT) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Bulhões disse ainda que o nome de Cunha não representa especificamente o PT, mas “uma candidatura da Casa, sem carimbo”. O deputado petista é um dos candidatos à vaga do ministro Aroldo Cedraz, que se aposenta compulsoriamente por completar 75 anos no próximo dia 26.
Pelo rodízio de indicações, a substituição do ministro cabe desta vez à Câmara, que já tem cinco nomes dispostos a se candidatar. Porém, de acordo com Isnaldo, Odair Cunha já conta com a maioria dos votos para vencer a disputa.
“Odair é o favorito. Partidos de centro, em sua maioria, também vão votar nele. Além da esquerda unificada, Republicanos, MDB, acredito que o Podemos e parte do PP. Odair é o favorito. Candidato da Casa. Candidato sem carimbo”, afirmou.
A eleição de Cunha para a vaga de Aroldo Cedraz esteve dentro do acordo que definiu o apoio do PT, em 2025, para a eleição de Hugo Motta à presidência da Câmara.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
