Politicando
Disputa em Palmeira dos Índios põe Júlio Cézar em guerra com Wanderley e adversários regionais
Ex-prefeito tenta segurar eleitorado local em difícil eleição à Câmara Federal
A profusão de candidatos em busca do voto dos palmeirenses na disputa eleitoral de outubro tem irritado o ex-prefeito da cidade, Júlio Cézar. Recentemente filiado ao PSD, Júlio tem apertado o cerco contra os que considera ‘forasteiros’ políticos.
Na última semana, entretanto, Cézar causou polêmica ao criticar o deputado estadual José Wanderley, que esteve no município e conversou com bases eleitorais - o filho do deputado, ex-prefeito Hugo Wanderley, é candidato à ALE e o próprio médico pode assumir em breve uma candidatura a deputado federal.
“Época de campanha vai aparecer um monte de salvadores da pátria, gente preocupada com Palmeira dizendo que ama Palmeira mas nunca ajudaram Palmeira. Tem gente na política há muito tempo que não levou hospital pra canto nenhum. Gente que ama demais palmeira, onde é que estavam antes?”, disse o ex-prefeito em vídeo para as redes sociais.
“Não estou atacando ninguém, só fazendo uma reflexão dos paraquedistas que estão descendo, com faixa ‘eu amo Palmeira’, e nunca trouxeram um alfinete para Palmeira. [Com] conversa que ajuda tia Júlia, mas nunca ajudou”, completou.
A crítica rapidamente chegou no Dr Wanderley, que respondeu com outro vídeo lançado na internet. “Recebi com tristeza algumas declarações a meu respeito. Sempre procurei tratar a todos com respeito e serenidade. Sou médico há mais de 50 anos e tive a honra de servir a Alagoas como vice-governador duas vezes. Minha ligação com Palmeira é muito grande, nasci em Cacimbinhas que era povoado de palmeira, recebi da cidade a maior honraria que é o título de cidadão”, disse o deputado.
O bate-boca virtual com Wanderley é um prenúncio do que Júlio Cézar vai passar na busca pelo voto na cidade. Dezenas de deputados de mandato e candidatos com potencial eleitoral (e recursos financeiros) estão na cidade, com bases montadas com vereadores e outras lideranças.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
