Politicando
Candidatura de Marina a federal pressiona JHC a permanecer no PL
Prefeito só consegue montar chapa de federais se vereadores permanecerem na sigla
Além de uma candidatura dele próprio, JHC também tem como prioridade em todas essas negociações um caminho para que Marina Cândia, a primeira-dama, possa ser deputada federal.
E é por este motivo que o prefeito, mesmo sem clima no PL após a ‘enquadrada’ que teve que ouvir de Flávio Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, ainda cogita a possibilidade de permanecer na sigla.
Isto porque, para que Marina possa ser deputada federal, será necessário construir uma chapa que consiga o coeficiente mínimo de votos para sua eleição. Sozinha, a primeira-dama possivelmente não alcance o patamar de 180 mil votos para que possa vencer.
É aí que entra o PL - mais precisamente, os vereadores filiados à legenda na Câmara de Maceió. São eles que dariam a musculatura necessária para que o grupo chegasse num patamar de votação suficiente para eleger Marina.
O problema é que a janela para mudança de partido, no caso de vereadores, acontece apenas em 2028. Parlamentares da capital só poderão, portanto, compor chapa com Marina se ela e eles estiverem na sigla de Jair Bolsonaro.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Silvia Abravanel reencontra cobra de estimação em casa após meses de sumiço
Flávio faz aceno a Neymar após Lula chamar atacante de 'jogador home office'
Mãe de Matheus Cunha se emociona nas arquibancadas após dois gols do filho
Alagoas reduz analfabetismo em quase 30% e bate recorde histórico com foco na infância e expansão da EJA
Polícia invade campo e prende jogador de futebol amador acusado de roubo
