Politicando
Rio Largo: mesmo rompido com GG, Pedro Carlos declara apoio a Gabi Gonçalves para a ALE
Prefeito disse que ‘honra os compromissos” e que não tem dificuldades em dialogar
Em meio a todo o imbróglio envolvendo o rompimento do atual prefeito de Rio Largo, Pedro Carlos, e o líder e ex-gestor do município Gilberto Gonçalves, um ato de entrega de casas nesta terça (24) marcou uma aproximação curiosa, entre Carlos e a deputada Gabi Gonçalves, filha de GG.
“O prefeito Carlos não tem dificuldade de conversar com o governo do estado, com Arthur Lira e com Gabi Gonçalves. Minha obrigação é com a cidade de Rio Largo, honro meus compromissos. Deputada Gabi deveria estar aqui, voto nela para estadual, em Arthur Lira e em Alvinho Lira”, disse o gestor sendo aplaudido pelos presentes.
Gabi vai para a sua reeleição na ALE, e tinha no eleitorado de Rio Largo a sua principal base eleitoral - que estava ameaçada após o rompimento entre Carlos e GG. Com a retomada da parceria, Gabi volta a ser uma das favoritas à reeleição na Assembleia.
Nos bastidores, a informação é que foi uma articulação de Arthur Lira que garantiu a paz entre os ex-aliados - no entanto, a trégua não se estende a GG, que continua alfinetando publicamente o atual prefeito quando se cruzam em eventos públicos.
Lira é o federal de Carlos, mantém bom diálogo com o atual prefeito e é um dos principais aliados de GG.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa vítima ferida na AL-101 Norte em Maragogi
Plenarinho aplica redações para 4700 estudantes de escolas de Maceió
Prefeitura de Arapiraca inicia cadastramento de moradores para coleta seletiva
Prefeito de Arapiraca entrega reforma da praça Paineiras e de ginásio poliesportivo
Lula chega à Casa Branca para encontro com Trump
