Politicando

Politicando

Politicando

Renan peita TCU e derruba sigilo do Banco Master

Comissão presidida por alagoano terá acesso a dados da liquidação do banco

26/03/2026 18h06
Renan peita TCU e derruba sigilo do Banco Master

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado derrubou, nesta terça (25), o sigilo imposto pelo TCU aos documentos da liquidação do Banco Master. O órgão é presidido por Renan Calheiros, mas a solicitação foi dos senadores Eduardo Braga (MA) e Espiridião Amin (SC).

O senador comemorou a decisão da comissão, afirmando que o sigilo era uma medida contrária à lei. “Estamos retirando o sigilo. Vamos agora tornar pública a consulta aos documentos recebidos do TCU [...]. A sociedade tem total interesse em conhecer”, disse, após decisão do colegiado.

Calheiros, no entanto, assegurou o sigilo de transações bancárias, conversas de telefone, informações pessoais e outros dados com sigilo assegurado por lei.

O acesso aos dados falimentares do Banco Master vinha sendo dificultado pelo relator do caso no TCU, ministro Jhonatan de Jesus - um ex-deputado com ligações com o centrão. Calheiros chegou a criticar duramente a aplicação do sigilo.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos