Politicando

Politicando

Politicando

Candidato de Bolsonaro ao Senado, Arthur Lira se encontra com Carlos Bolsonaro em Maceió

Deputado reuniu-se com o filho 02 de Bolsonaro após corrida Fora Lula

19/05/2026 18h06 - Atualizado em 19/05/2026 18h06
Candidato de Bolsonaro ao Senado, Arthur Lira se encontra com Carlos Bolsonaro em Maceió

Mesmo flertando com Renan Filho e Calheiros - que sustentam o nome de Lula em Alagoas - Arthur Lira encontrou-se no domingo com a cúpula do PL e com Carlos Bolsonaro, que esteve na capital para a Corrida Fora Lula, realizada no domingo (17).

O encontro ocorreu após o evento, na residência do vereador Leonardo Dias. O teor da conversa entre os dois não foi divulgado, mas ambos também participaram de um momento público onde tiraram fotos com os presentes.

Carlos, que é candidato ao Senado por Santa Catarina, reafirmou à imprensa alagoana que Alfredo Gaspar e Arthur Lira são os nomes apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em Alagoas.

O pitoresco, neste caso, é que ao mesmo tempo em que Carlos e Arthur conversavam, todos os meios de comunicação do estado repercutiam a possível aliança entre Lira e Calheiros, que indicaria até mesmo a vice de Renan - a ex-deputada Jó Pereira.

Arthur continua negociando uma reaproximação do grupo de JHC, o que resultaria em um candidato majoritário de peso para apoiar Bolsonaro em Alagoas - além de uma chapa completa para o Senado, composta por Gaspar e Lira.

Durante visita a Arapiraca, na última segunda (18), o deputado cravou que um acerto político depende de JHC. “Há sempre as possibilidades, o campo é vasto. Tem uma candidatura a governador, tem a vice, tem duas de senador, tem os suplentes, então você há de ter inteligência política nesse momento e analisar os cenários. Vamos conversando e eu acho que há possibilidade de se arrumar essa situação muito rapidamente”, disse.

Sobre o blog

Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026

Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.

Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.

Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.

A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.

A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.

Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.

Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.

Arquivos