Thelma agradece Lula por criação do Prouni: 'Recebi uma oportunidade'
Thelma Assis conversou com o ex-presidente Lula em uma live realizada na noite de ontem no YouTube

Thelma Assis conversou com o ex-presidente Lula em uma live realizada na noite de ontem no YouTube, na qual também participaram Linn da Quebrada, Celso Athayde e Gil do Vigor. A médica, vencedora do "BBB 20" (Globo), aproveitou para agradecer ao político pela oportunidade criada para que ela pudesse estudar medicina durante o seu governo.
Thelma foi estudante da PUC; ela conseguiu a vaga na faculdade devido ao Prouni, programa federal criado pelo governo do petista. Ela levou a carta que recebeu quando teve sua bolsa aprovada para a live com o ex-presidente e aproveitou para agradecê-lo.
"Eu recebi uma carta e nela dizia que eu tinha sido contemplada em 100% para cursar medicina, a PUC. Naquela época, a mensalidade custava R$ 3,5 mil e eu não tinha condição de passar pela porta. Eu entendo que é uma obrigação do estado, não é um favor, mas não tem como não ser grata. Se hoje estou aqui, olhando nos seus olhos, de alguma forma eu recebi uma oportunidade lá atrás", começou ela.
E todas essas pessoas que estão aqui nas estatísticas buscam esta oportunidade também. Então eu gostaria de saber como o senhor se sente sabendo que tem três milhões de universitários que se beneficiaram com o Prouni e tiveram essa transformação nas suas vidas, assim como o Gil e assim como eu, e o que fazer com essas pessoas que continuam oprimidas pela sociedade e não avançam?
Lula então respondeu que se sente um homem feliz por ter criado esse tipo de incentivo quando era presidente. "Thelminha, eu que fico gratificado e emocionado vendo pessoas como você e como o Gil chegaram aonde vocês chegaram. O papel do estado é só abrir a porta e dar a oportunidade das pessoas disputarem qualquer coisa neste país", afirmou ele.
Gil agradece Lula
Formado em economia pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e atualmente cursando PhD na Universidade de Davis na Califórnia com bolsa integral, o ex-BBB Gil do Vigor disse que foram graças às medidas adotadas pelo ex-presidente que ele e outros amigos conseguiram ter acesso ao ensino superior, e isso mudou sua vida para melhor.
"Eu vim de escola pública e hoje estou no PhD. Então, assim, isso nunca seria possível se lá atrás alguém não tivesse entendido a importância de trazer o pobre para onde ele deveria estar, porque tem muita fuga de conhecimento. Então, eu sou extremamente grato e apaixonado pelo governo do presidente Lula, que pensou em quem precisava", declarou.
Segundo Gil do Vigor, a interiorização das universidades foi uma medida importante para evitar a perda e fuga de conhecimento. O famoso ponderou que, antes, apenas os ricos tinham acesso à graduação, e também criticou a meritocracia ao apontar as diferentes realidades entre os que pertencem a classes mais favorecidas em relação àqueles que estão nas classes C, D e E, por exemplo.
"Então eu fico até emocionado porque eu sei que foi aquela ajuda lá atrás, sabe, quando eu pensei que nunca fosse conseguir [o Lula] falou 'não, vamos colocar o pobre, vamos tirar a universidade pública da mão de quem já tem'. Porque o que acontecia: a universidade pública, ela ficava num clico eterno, rico, rico, rico e o pobre é que lute. Como é que ele vai competir? A competição era injusta! Então como uma medida alternativa ele [Lula] falou 'peraí, vamos tentar resolver isso a curto prazo, porque a gente sabe que questão de educação não se resolve do dia para a noite", continuou.
"Então o sistema de cotas ele veio, foram colocadas várias alternativas para nos ajudar de fato. Eu digo isso porque eu e vários amigos conseguimos ingressar na universidade pública e isso mudou minha vida de fato", completou.
Por fim, o economista voltou a defender a educação como a alternativa "para salvar o país", e criticou os cortes nas verbas destinadas à educação e também à saúde.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
