Polêmica

Will Smith é o sexto artista a ser banido na história do Oscar

O ator recebeu a punição após agressão contra o humorista Chris Rock, que fez piada com a saúde de sua esposa

Por Rolling Stone 09/04/2022 10h10 - Atualizado em 09/04/2022 10h10
Will Smith é o sexto artista a ser banido na história do Oscar
Will Smith - Foto: Reprodução

Will Smith foi banido do Oscar por 10 anos após soco em Chris Rock na cerimônia de 2022. A decisão foi anunciada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta sexta, 8. No entanto, ator está longe de ser o único a receber essa punição. Confira outros artistas que também receberam ela:

Carmine Caridi

Atuou em O Poderoso Chefão 2 (1974) e NYPD Blue (1993), tornou-se alvo de investigações quando a Academia encontrou, na internet, cópias piratas de DVDs que são enviados exclusivamente para os membros com os filmes do Oscar. Os vídeos contêm marca d’água, por isso é fácil identificar quem os divulgou. Embora inocentado, a Academia optou por expulsá-lo pela divulgação do material em 2004.

Harvey Weinstein

Em 2017, o ex-produtor também foi expulso após alegações de agressões sexuais que vieram à tona com um artigo do The New York Times. A Academia condenou as atitudes, afirmando que eram “repugnantes, abomináveis ​​e antitéticas aos altos padrões da academia e da comunidade criativa que ela representa.”

Harvey Weinstein também perdeu o cargo na Academia em 2018 após ser acusado de assédio sexual por mais de 20 mulheres, incluindo atrizes como Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow e Rose McGowan.

Bill Cosby

Também foi expulso no ano seguinte após ser condenado por drogar e agredir sexualmente a ex-jogadora de basquete Andrea Constand. Ator foi acusado durante anos de abuso sexual e má conduta por mais de 60 mulheres diferentes.

Roman Polanski

Também foi expulso da Academia, embora ainda possa ser indicado e até vencer um Oscar. Diretor era procurado pelas autoridades dos EUA desde que se declarou culpado de sexo ilegal com um menor em 1977. Para evitar prisão, Polanski fugiu para França, onde tem cidadania.

Adam Kimmel

O diretor de fotografia é outro nome expulso da Academia por acusações de agressão sexual. Kimmel foi preso 2003, ao se declarar culpado do estupro de uma menina em Nova York quando ela tinha 15 anos e, em 2010, foi preso novamente em Connecticut por agressão sexual de um menor.

Apesar da atitude de Smith não estar relacionada com agressões sexuais ou manifestações políticas, como a maioria dos expulsos da Academia, ator não poderá comparecer a nenhum evento promovido pela instituição, incluindo o Oscar, até 2032. Em comunicado direcionado à Academia, Smith afirmou que “aceita e respeita a decisão.”