BBB24: Davi é acusado de praticar gaslighting contra Isabelle: entenda
Palavra traduz uma violência psicológica típica de relacionamentos tóxicos, em que o abusador distorce, mente e manipula

Davi Brito está sendo acusado pelo público do BBB24 de ter praticado gaslighting contra Isabelle Nogueira, sua principal aliada no reality global. O assunto dividiu internautas, após o baiano iniciar uma briga com a amazonense por causa da forma como ela teria o tratado, depois do Sincerão da última segunda-feira (18/3).
“Esse vídeo prova direitinho com Davi é manipulador e distorce as coisas. Isabelle realmente não falou nada do jeito que ele tá expondo. Jogo sujo demais. É gaslighting mesmo”, opiniou um internauta.
“Uma puta irresponsabilidade ficar falando que o Davi faz gaslighting. Mano, tu tem noção do que é isso? Eu não aguento mais essas doidas esvaziando coisas que algumas de nós sofremos de verdade de maneira devastadora e que acarretaram em traumas reais”, discordou outra pessoa.
A advogada e humanista Tania Sanches também opinou sobre o assunto. “Não acredito que configura [gaslighting]. Vamos lá. Gaslighting é quando um homem manipula as situações para a mulher acreditar que a realidade que ela está tendo contato não é real. A mulher se sente confusa, podendo até mesmo duvidar do que está vendo, do que sabe e das suas próprias percepções. Geralmente o gaslighting é utilizado como forma de encobrir outros comportamentos abusivos”, explicou.
Mas, afinal, o que significa gaslighting
A palavra traduz uma violência psicológica típica de relacionamentos tóxicos, em que o abusador distorce, mente e manipula a vítima até ela achar que enlouqueceu e está errada.
A expressão, cunhada em 1960, veio do filme Gaslight, estrelado por Ingrid Bergman. No longa, a personagem sofre nas mãos do marido, que chega a diminuir a luz e o gás da casa deles para fazê-la questionar a própria sanidade.
Quase 60 anos depois, o tema segue relevante e permeando as relações humanas. Os discursos de defesa do médium João de Deus, por exemplo, receberam críticas porque o advogado Alberto Toron estaria utilizando essa técnica para diminuir o peso dos depoimentos das vítimas.
É importante frisar que, de forma geral, as mulheres são vítimas de gaslighting em relacionamentos amorosos com os homens, mas isso não é exclusividade. Essa manipulação cruel pode ocorrer na convivência familiar, no trabalho e nas amizades. Além disso, ela não é exclusiva a um gênero.
Últimas notícias
![[Vídeo] Espetáculo da Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca, continua grandioso](https://img.7segundos.com.br/vHRUTjwPdjezDHAEdNezzmxKNu4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/paixao-de-cristo.jpeg)
[Vídeo] Espetáculo da Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca, continua grandioso

Polícia Federal indicia Bruno Henrique, do Flamengo, por fraude em partida

Incêndio provocado por vazamento de gás deixa três feridos em conjunto habitacional de Maceió

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
