Filme Salomé destaca cinema queer pernambucano no Festival de Brasília
O filme de André Antonio traz uma história melodramática e fantasiosa envolvendo a personagem Cecília
O longa-metragem pernambucano Salomé, dirigido por André Antonio, será exibido no Festival de Brasília nesta quinta-feira (5), às 20h, nas RAs do Gama, Planaltina e Taguatinga, e às 21h, no Cine Brasília.
O filme conta a história de Cecília, uma jovem modelo de sucesso que retorna a Recife, sua cidade-natal, para passar o natal com a mãe e se envolve em uma misteriosa aventura com seu vizinho. Cecília começa a se apaixonar por ele, mas também descobre que o homem está envolvido com uma estranha seita ao redor da figura de Salomé, a sanguinária princesa bíblica.
Dora Amorim, Júlia Machado e Thaís Vidal, produtoras do filme, explicam mais sobre o enredo.
“O público pode esperar uma adaptação pernambucana da figura bíblica de Salomé, uma princesa que pediu a decapitação de São João Batista. Nossa Salomé/Cecília tem um enredo melodramático clássico que se mescla com a fantasia. O filme é cheio de música, cores, é uma obra muito vibrante.”
André é um autor do gênero queer e está na segunda direção de um longa-metragem. Segundo as produtoras, é mais uma oportunidade para o público prestigiar a potência do cinema pernambucano.
“Achamos que por muitos anos a produção feita em Pernambuco se consolidou pela qualidade e não necessariamente por uma unidade narrativa ou estética. De toda forma, é muito gratificante para nós, como produtoras, ver o filme nascer e ser exibidos em diferentes cidades e países. São nossas paisagens, nosso sotaque, sem dúvida há é um filme queer pernambucano que tem muitos códigos do lugar onde foi feito”, avalia.
Festival de Brasília
O 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontece entre os dias 30 de novembro a 7 de dezembro no Cine Brasília e nos complexos culturais do Gama, Planaltina e Taguatinga.
A mostra competitiva nacional terá ingressos a partir de R$ 10 no Cine Brasília, enquanto as demais exibições são gratuitas.
Programação de quinta-feira – 5 de dezembro
Curtas
Descamar (DF), de NicolauKabuki (SC), de Tiago MinamisawaA Queda do CéuA Câmara (DF), de Cristiane Bernardes e Tiago de AragãoVia Sacra (DF), de João CamposXarpi (DF), de Rafael Lobo
Longas
Salomé (PE), de André AntonioQuem É Essa Mulher? (BA/RJ), de Mariana JaspeFuture Brilliant (SP), de Abílio DiasJoãozinho – O Filme (DF), de Fáuston da Silva
Exibição de SaloméQuinta-feira (3/12), às 20h nas RAs do Gama (Cia Lábios da Lua), Planaltina (Complexo Cultural) e Taguatinga (Faculdade Estácio, Pistão Sul), e às 21h na Sala 1 do Cine Brasília (EQS 106/107) — esta com exibição com legendagem descritiva e audiodescrição ao vivo. Ingressos a R$ 10 nas bilheterias dos espaços. Classificação: livre