Festa do Cinema Italiano retorna ao Brasil com programação especial
Além de filmes premiados, a programação também conta com a presença do montador Jacopo Quadri. Em Brasília, o evento ocorre no Liberty Mall
O 8½ Festa do Cinema Italiano retorna ao Brasil em junho com uma programação especial e filmes restaurados de Federico Fellini — considerado um dos maiores e mais influentes cineastas de todos os tempos. O evento passará por diversas cidades, incluindo Brasília. Na capital federal, o festival ocorre entre 26 de junho e 2 de julho, no Liberty Mall.
O grande destaque do festival deste ano é o aclamado Vermiglio – A Noiva da Montanha, de Maura Delpero. A diretora estreou em Veneza e, além de vencer o Grande Prêmio do Júri (Leão de Prata), recebeu também os prêmios de Melhor Filme Italiano e Melhor Jovem Atriz.
O filme se passa em 1944, durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial, e explora as complexas dinâmicas familiares e sociais em meio aos desafios impostos pelo conflito.
Outro destaque é o longa La Vita Accanto, de Marco Tullio Giordana, que estreou mundialmente no último Festival de Locarno. O diretor já esteve no Brasil como convidado na edição de 2019. Ele venceu um Leonardo especial do evento, que homenageou sua trajetória artística.
La Vita Accanto é uma adaptação do livro de Mariapia Veladiano, e conta a história de Rebecca, que nasce com uma mancha no rosto, sofre rejeição da mãe e encontra na música forças para superar o isolamento e afirmar sua identidade.
A programação também inclui o filme Berlinguer – La Grande Ambizione, de Andrea Segre. Protagonizado por Elio Germano — vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Roma —, o título narra a vida do histórico líder do Partido Comunista Italiano (PCI), Enrico Berlinguer, considerado uma das figuras mais marcantes do século XX na Itália.
A Festa do Cinema Italiano também apresenta O Último Chefão, inspirado na história de Matteo Messina Denaro, morto em setembro de 2023 após ser preso depois de três décadas foragido. Este é o terceiro filme centrado na máfia de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, e revela um retrato intenso do lado humano e grotesco de uma fuga lendária.
Além de Brasília, o evento também passará por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Caxias do Sul, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Niterói, Búzios, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Araraquara, São Carlos e Campinas.
Convidados de honra
O Festa do Cinema Italiano receberá o montador premiado Jacopo Quadri. Ele irá realizar duas masterclasses gratuitas em Niterói e em São Paulo.
Em 30 de junho, o evento será realizado a partir das 14h, no Campus Niterói da Universidade Federal Fluminense, com o tema Fare Cinema — semana dedicada ao cinema italiano realizada anualmente entre maio e junho.
No mesmo dia, a partir das 18h, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro recebe uma sessão especial de Berlinguer, também com a presença de Jacopo.
Em 1º de julho, Quadri marcará presença no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IIC SP), às 19h, também dentro da programação do Fare Cinema.
Programação
A programação completa estará disponível do site do festival. O preço dos ingressos é cobrado de acordo com o valor de cada cinema.
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
