O dia em que Alceu Valença rejeitou comparação com John Lennon
Em entrevista ao Metrópoles, Alceu Valença citou um episódio ocorrido durante a gravação do álbum Espelho Cristalino, lançado em 1977
Alceu Valença foi o primeiro artista a subir ao palco do festival Na Praia, em noite dedicada à música nordestina, na última sexta-feira (15/8). Antes da apresentação, o pernambucano conversou com a reportagem do Metrópoles sobre sua carreira e obra, fundamentais no cancioneiro popular do Nordeste.
Entre as lembranças, o cantor citou um episódio ocorrido durante a gravação do álbum Espelho Cristalino, lançado em 1977. Na ocasião, o produtor aplicou um efeito em sua voz que, segundo Alceu, remetia ao timbre de John Lennon na canção Imagine.
Alceu, no entanto, não aprovou a semelhança. Pediu que o recurso fosse retirado, o que acabou desagradando o produtor, que abandonou o projeto.
“John Lennon é maravilhoso. Mas eu sou eu e John Lennon era John Lennon. Não quero ficar parecido com ninguém. Esse tipo de efeito mudava um pouco a minha voz. Aí não quis não”, afirmou o compositor de Anunciação.
Inspirações e influências
Alceu Valença é dono de clássicos como Anunciação, La Belle de Jour e Morena Tropicana, cantados por multidões em todo o Brasil. Suas principais referências, destacou, são Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, ícones da música nordestina.
“Tenho também como referência os cantores populares, absolutamente do povo, que cantavam na minha cidade. Tenho uma ligação muito forte com o sertão profundo. Eu sei fazer — e ouvia quando garoto — agalopados, coco de embolar. Essa coisa todinha veio na minha cabeça”, contou.
O pernambucano ainda relembrou que a introdução de instrumentos elétricos, como guitarra e teclado, confundiu a crítica quanto ao estilo musical que representava. “Uns diziam que era MPB e outros que era rock”, recordou.
Segundo ele, quem melhor definiu sua sonoridade foi Luiz Gonzaga: “Alceu, você inventou uma nova timbragem. O que você está fazendo aí é uma banda de pife elétrica”, disse, na voz inconfundível do Rei do Baião, como fez questão de imitar.
Últimas notícias
“Não tinha homem de bem ali”, diz Cabo Bebeto sobre mortos no Rio
“Traficante não é vítima”: diz Caio Bebeto ao comentar megaoperação no Rio
Deputado Alexandre Ayres recebe Título de Cidadão Honorário de Capela
Esquerda x direita: clima esquenta no DF em debate sobre mortes no RJ
Parlamentares defendem Caps II em ação judicial
SSP deflagra grande operação de combate à criminalidade na Rota do Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
