O dia em que Alceu Valença rejeitou comparação com John Lennon
Em entrevista ao Metrópoles, Alceu Valença citou um episódio ocorrido durante a gravação do álbum Espelho Cristalino, lançado em 1977
Alceu Valença foi o primeiro artista a subir ao palco do festival Na Praia, em noite dedicada à música nordestina, na última sexta-feira (15/8). Antes da apresentação, o pernambucano conversou com a reportagem do Metrópoles sobre sua carreira e obra, fundamentais no cancioneiro popular do Nordeste.
Entre as lembranças, o cantor citou um episódio ocorrido durante a gravação do álbum Espelho Cristalino, lançado em 1977. Na ocasião, o produtor aplicou um efeito em sua voz que, segundo Alceu, remetia ao timbre de John Lennon na canção Imagine.
Alceu, no entanto, não aprovou a semelhança. Pediu que o recurso fosse retirado, o que acabou desagradando o produtor, que abandonou o projeto.
“John Lennon é maravilhoso. Mas eu sou eu e John Lennon era John Lennon. Não quero ficar parecido com ninguém. Esse tipo de efeito mudava um pouco a minha voz. Aí não quis não”, afirmou o compositor de Anunciação.
Inspirações e influências
Alceu Valença é dono de clássicos como Anunciação, La Belle de Jour e Morena Tropicana, cantados por multidões em todo o Brasil. Suas principais referências, destacou, são Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, ícones da música nordestina.
“Tenho também como referência os cantores populares, absolutamente do povo, que cantavam na minha cidade. Tenho uma ligação muito forte com o sertão profundo. Eu sei fazer — e ouvia quando garoto — agalopados, coco de embolar. Essa coisa todinha veio na minha cabeça”, contou.
O pernambucano ainda relembrou que a introdução de instrumentos elétricos, como guitarra e teclado, confundiu a crítica quanto ao estilo musical que representava. “Uns diziam que era MPB e outros que era rock”, recordou.
Segundo ele, quem melhor definiu sua sonoridade foi Luiz Gonzaga: “Alceu, você inventou uma nova timbragem. O que você está fazendo aí é uma banda de pife elétrica”, disse, na voz inconfundível do Rei do Baião, como fez questão de imitar.
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
