Diretor espanhol minimiza fala polêmica sobre brasileiros no Oscar
Diretor de Sirāt, rival de O Agente Secreto no Oscar, Oliver Laxe deu declaração polêmica sobre votantes brasileiros na premiação
O diretor espanhol Oliver Laxe se pronunciou após a polêmica envolvendo declarações sobre brasileiros no Oscar. Durante uma participação em um programa de TV, ele afirmou que brasileiros seriam “ultranacionalistas” na hora de votar, comentário que gerou forte repercussão nas redes sociais.
Após a repercussão do caso, ele voltou a falar sobre o assunto. Em entrevista ao jornal espanhol Diário ABC, o diretor disse que a fala ocorreu em um contexto de humor e ironia. “Vivi isso mal, claro. Sinto muito se ofendi pessoas. É um programa radicalmente irônico e de humor, não nos levamos a sério”, afirmou.
Laxe avaliou que o contexto acabou se perdendo e minimizou o episódio. “Acho que o contexto não foi entendido. Foi, em todo caso, uma piada um pouco ruim, não? Eu não daria mais importância”, completou.
Entenda o caso
A declaração ocorreu quando o diretor comentava sobre o peso do Brasil entre os votantes da Academia. Na ocasião, disse que o país teria muitos membros e brincou que, se um sapato brasileiro fosse submetido ao Oscar, receberia todos os votos.
O comentário ganhou destaque porque o Brasil vive um dos períodos de maior visibilidade na história da premiação. Em 2026, produções e profissionais brasileiros alcançaram um número recorde de indicações em uma única edição do Oscar.
O país aparece representado em cinco categorias. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, concorre a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Elenco. Já Adolpho Veloso disputa Melhor Fotografia pelo trabalho em Sonhos de Trem.
Dirigido por Oliver Laxe, Sirāt é um dos concorrentes do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa disputa a vaga com O Agente Secreto, além de Foi Apenas um Acidente, Valor Sentimental e A Voz de Hind Rajab.
Últimas notícias
Socioeducandos de Alagoas iniciam Curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos
HGE inaugura a primeira UTI exclusiva para adolescentes em Alagoas com 10 leitos
Ex-presidente do Rioprevidência é preso em operação da Polícia Federal
Motorista de ônibus de romeiros fica em estado grave após capotamento na AL-220
Prefeitura de Matriz de Camaragibe divulga programação dos blocos de Carnaval
Suspeito de matar idosa a tiros em Rio Largo é preso pela polícia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
