Na zona da mata de Alagoas, um pedacinho do paraíso se esconde. É o Rancho do Vovô Pakita, localizado em União dos Palmares. O espaço foi planejado aos poucos com muito amor pela engenheira agrônoma Jakeline dos Santos, que aproveitou sua paixão pela campo para construir toda uma comunidade.
O espaço já faz parte do turismo rural da região, um local para quem busca se conectar com a natureza e partilhar memórias em família. Além disso a Jakeline abre o espaço para visitações pedagógicas.
Quem visita o Rancho, pode encontrar, áreas de lazer, piscina, hospedagem confortável, e para os mais aventureiros, um espaço para fazer acampamentos.
Outra coisa que chama bastante à atenção dos visitantes, é o "colha e pague". Quem optar por esta modalidade, poderá colher todos os matérias que se encontram ali na região, entrando em contato com plantas variadas e animais.
Tudo que a Jake faz, é com amor. Amor pelo campo, e por passar seus conhecimentos para todos que desejarem. Foi pensando nisso que ela expandiu seu pedaço de paraíso, para um espaço de educação. Jovens de várias idades e escolas, são recebidos pela engenheira, que ensina tudo que sabe sobre a profissão, manuseio de alimentos, solos e até mesmo como usar os insetos à favor do produtor.
Além disso, Jakeline é uma cozinheira de mão cheia, e o rancho do Vovô Pakita oferece diversas delícias da culinária alagoana. Tudo produzido com produtos agroecológicos e livres de agrotóxicos, produtos estes que são plantados ali mesmo na região.
"Para atender o público no fim de semana temos a galinhada, feijoada, escondidinho, o escondidinho com a massa da macaxeira que cultivamos aqui. De recheio temos de frango de carne de sol... Então 90% dos itens que cultivamos aqui utilizamos aqui." Explica.
Em conversa especial para o portal 7segundos, a Jakeline abriu o seu cantinho para os leitores do portal possam conhecer melhor o espaço. Nos vídeos a seguir, a engenheira mostra com alegria o seu rancho:
O Clube da Horta
-
Com os anos, a fama do Rancho foi crescendo e aos poucos começou a conquistar também o coração da capital Alagoana. Foi aí que a Jake resolveu também comercializar os produtos cultivados por ela, aqui em Maceió.
"Para atender a demanda dos nossos clientes temos agricultores parceiros de outros municípios. Além de agricultores aqui de União dos Palmares, temos agricultores de branquinha de Murici de Messias e daí aumenta a diversidade de produtos." Conta Jakeline.
Para facilitar a entrega, Jakeline criou uma plataforma para online para que os clientes possam escolher os itens desejados, e a variedade é o que chama mais a atenção dos consumidores. São frutos, raízes, folhas, mel, açaí, ovos de galinha caipira e até mesmo deliciosas receitas, como doce de leite, tudo livre de agrotóxicos.
"Para os clientes terem acesso aos itens que disponibilizamos, temos uma página de pedidos onde eles acessam e veem os itens que estão disponíveis e só disponibilizamos aqueles itens que estão prestes a ser colhidos, no ponto de colheita. As frutas na sazonalidade, e daí eles escolhem o que querem na quantidade que querem. Entregamos duas vezes por semana em Maceió, sábado na parte alta e as terças na parte de baixo." Explica Jakeline.
-
Ela se encarrega de fazer as entregas dos pedidos com seu marido. E em épocas festivas, como o São João, é possível encomendar receitas típicas da festividade como canjica, bolo pamonha entre outros.
A iniciativa também favorece os pequenos agricultores, que fazem parceria com a engenheira para que assim uma variedade maior de produtos sejam ofertadas. Ajudando assim na renda de diversas famílias de União.
"O clube da horta veio incentivando bastante esses pequenos agricultores e incentiva eles a manterem o plantio, porque eles podem comercializar diretamente a produção deles, como podem disponibilizar também para o clube da horta. Então é uma renda a mais para eles." Explica Jakeline.
O local também é o favorito das crianças, que podem aproveitar para expandir seus horizontes e realizar diversas atividades divertidas, como piqueniques em família, interagir com os animais, e ter contato com brincadeiras clássicas como pular amarelinha.
" Temos peixe onde as pessoas podem interagir alimentando os Peixinhos, alimentando as galinhas, temos a horta medicinal que as pessoas também podem fazer o chazinho fresquinho. Já na hora a hospedagem, à noite costumamos fazer luau e o ambiente em si é lindo! Aqui costumamos ver as estrelas que na cidade e as pessoas não veem."
O Rancho do Vovô Pakita é um espaço para todos. Para relaxar, para fugir da correria da cidade, aproveitar um momento em família ou até mesmo entrar em contato com a natureza. O charme e alegria da Jake dão vida ao espaço, e em pouco tempo você se sente em casa. E quem vai uma vez, se apaixona.
"Eu costumo dizer que o rancho é um lugar de paz, de tranquilidade, onde as pessoas vem como sentimento, e sai com outro e já sai com vontade de voltar."