Um ônibus com cerca de 40 passageiros saiu da pista e caiu em uma ribanceira, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas, na tarde deste domingo (24).
Até a última atualização desta reportagem, foram confirmadas 17 mortes. O motorista do veículo está entre as vítimas.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), cerca de 29 feridos foram levados ao Hospital Regional da Mata (HRM), em União.
O estado já disponibilizou 21 leitos de UTI Pediátrica e 3 de UTI para adultos, de acordo com recomendação da equipe médica que assiste aos feridos.
Os passageiros do ônibus participavam de um projeto cultural do município, chamado de “Pôr do Sol na Serra”, que tem a intenção de levar a população e os turistas para ver o anoitecer.
Em nota, a prefeitura de União dos Palmares lamentou o acidente e externou a solidariedade aos familiares das vítimas. A gestão apura as circunstâncias do ocorrido.
Mangueira de ar teria estourado antes do veículo despencar
-
Segundo um dos sobreviventes, o motorista, identificado apenas como Leandro, parou o ônibus após uma mangueira de ar estourar e pediu para que os passageiros descessem para aguardar a chegada dos outros veículos do projeto.
Poucos segundos após ele abrir a porta, Leandro perdeu o controle e o ônibus despencou na região de mata. Um homem, que conseguiu sair do veículo, relata o momento.
“Eu estava nesse ônibus. Só deu tempo de eu sair. A mangueira de ar estourou. Daí, o motorista falou: ‘Oh, vai ter que descer todo mundo para ir subindo nos outros ônibus’. E, quando ele abriu a porta, só deu tempo de eu descer."
-
Assim que o sobrevivente deixou o interior do veículo, o ônibus caiu. "Eu desci, dei dois passos. Quando virei para trás, o ônibus já estava descendo. O motorista desesperado, colocando o volante de um lado para o outro, e o pessoal gritando”, disse.
O homem e o restante das pessoas que estavam envolvidas no projeto ficaram no local para ajudar as equipes de resgate. “Foi questão de menos de um minuto para isso acontecer. Foi muito rápido. Infelizmente, muita gente ferida. A situação está bem feia. A gente está aqui, todo mundo ajudando o pessoal”, finalizou
Governador decreta luto de três dias
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), decretou luto oficial de três dias em razão do acidente trágico.
“Neste momento de imensa dor, o Governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas”, escreveu o governador.
Confira, abaixo, a nota completa assinada por Paulo Dantas.
"Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas.
Determinei a total mobilização do Estado, com equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e toda a estrutura de saúde atuando no socorro às vítimas, que já estão sendo atendidas na UPA de União e no Hospital Regional da Mata.
Neste momento de imensa dor, o Governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas."
Ministros se manifestam
O ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas, Renan Filho, lamentou o acidente. Em um post feito no X, antigo Twitter, Renan Filho disse que entrou em contato pessoalmente com o governador do estado, Paulo Dantas, e o secretário estadual de saúde.
Veja abaixo:
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também expressou lamento ao trágico acidente. “Em um mês tão importante para todo país pelo mês da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece profundamente”.
Em nota, a ministra prestou solidariedade às vítimas e seus familiares. “Rogo pela recuperação total das vítimas com a maior brevidade possível”.