Pelo menos cinco casos de assassinato ou tentativa foram registrados no município de Rio Largo, região metropolitana de Maceió, apenas nos dez primeiros dias de 2025.
Só nesta quinta-feira (09), dois casos similares chamaram atenção. Durante a madrugada, um homem foi morto a tiros após ter a casa invadida por três homens encapuzados. A mãe dele presenciou o crime.
Mais tarde, no início da manhã, no Conjunto Teotônio Vilela, outro homem foi baleado por um grupo de três homens que se passavam por policiais para entrar na casa dele. O rapaz foi socorrido e levado ao Hospital Geral do Estado (HGE).
Além desses, ainda em janeiro, no dia 06, um adolescente de 16 anos foi morto a tiros após receber uma ligação; também no Conjunto Teotônio Vilela. No dia 05, dois homens tiveram a casa cercada por criminosos; um deles morreu e o outro ficou ferido no Conjunto Vila Rica.
Disputa entre facções pelo tráfico de drogas na região e retaliações podem explicar os crimes na cidade. Os casos vêm sendo acompanhados de perto pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Desde dezembro
A violência na cidade chama atenção desde o ano passado. No dia 15 de dezembro, uma chacina deixou quatro homens mortos e um ferido nas proximidades do Aeroporto Zumbi dos Palmares.
Uma facção assumiu autoria do crime em áudio que viralizou nas redes sociais. Na mensagem, com a voz distorcida, o suposto traficante dá um recado para os moradores de um local conhecido como “Bar Nosso”, dizendo que foi só o começo e faz ameaças nominalmente a indivíduos que traficam na região, dominada pela facção dele.
Na época, as investigações da Polícia Civil apontaram que um dos mortos seria informante da Polícia Militar e que outro foi assassinado por engano.
O que diz a SSP
-
A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que est coordenando uma operação integrada continuada para combater a violência no município de Rio Largo. De acordo com a pasta, guarnições especializadas da Polícia Militar e da Polícia Civil estão reforçando o policiamento na cidade.
O incremento nas ações policiais tem a finalidade de promover um maior enfrentamento às organizações criminosas que atuam na região e têm se confrontado pelo comando do tráfico de entorpecentes na localidade.O secretário executivo SSP, Coronel Patrick Madeiro, deu detalhes sobre as medidas em entrevista exclusiva para a Antena7 nesta sexta-feira (10).
-
A SSP ressalta que a população pode ajudar o trabalho da polícia ao denunciar crimes, como homicídios, tráfico de drogas, roubos ou a localização de pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça.
As ligações anônimas e gratuitas podem ser feitas pelo número 181. As informações também podem ser repassadas pelo aplicativo Disque Denúncia AL ou através do site.
Troca de tiros
Nesta quinta-feira (09), uma dessas operações de reforço terminou em troca de tiros e um suspeito de tráfico de drogas e foragido da Justiça, conhecido LK, morreu. Ele chegou a ser socorrido até o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.
De acordo com informações policiais, o jovem, de 24 anos, que atuava numa organização criminosa, estaria no enterro de um comparsa no cemitério São Vicente de Paula. Após avistar as viaturas policiais, que foram ao local após denúncias, ele fugiu para um conjunto residencial onde foi encontrado dentro de um carro.