Morreu na manhã desta terça-feira (14), aos 82 anos, o ex-senador, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-vereador em Junqueiro e em Maceió e prefeito reeleito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira.
Benedito, ou Biu como era conhecido, enfrentava um tratamento oncológico. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, submeteu-se a um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, na capital alagoana.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), filho de Biu, publicou um texto em seu perfil no Instagram se despedindo de seu pai.
Repercussão política
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usou o Twitter para lamentar a morte do ex-senador e informou que ligou para Arthur Lira, para expressar condolências.
Governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), decretou luto oficial de três dias.
Prefeito de Maceió, JHC (PL)
Prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB) escreveu que Alagoas se despede de um homem que dedicou a vida ao estado.
Velório e sepultamento
-
O corpo do Benedito de Lira será velado ainda na tarde de hoje no Cemitério Parque das Flores, em Maceió, na capela nº 4. A família está aguardando a liberação do corpo para iniciar a despedida.
-
O velório e o sepultamento serão abertos ao público. O sepultamento ocorre nesta quarta-feira (15), às 10 horas, no mesmo cemitério.
A história de Biu de Lira
Benedito de Lira era formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tendo iniciado seu curso de graduação em 1968 e concluído em 1972. Nascido em Junqueiro em 1942, Biu teve infância pobre, mas sua terra natal o elegeu vereador por dois mandatos em 1966 e 1970.
Transferindo-se para Maceió, onde atuou em diversos setores como, por exemplo, escriturário do Banco do Povo S.A, membro da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia e na gestão do antigo Colégio Cenecista Élio Lemos, no Vergel do Lago, elegeu-se para Câmara de Vereadores da capital por dois mandatos, entre 1973 e 1982.
Com um seu desempenho aprovado pela população maceioense, Benedito foi eleito deputado estadual por três vezes consecutivas, atuando na Casa de Tavares Bastos de 1983 a 1994 e chegando a presidir a Casa por mais de uma legislatura. Em 1994, uma campanha exitosa o levou à Brasília eleito pelo voto popular para exercer o mandato de deputado federal. Após ser candidato a vice-governador em 1998, retornou à Câmara dos Deputados em 2002 e 2006. E em 2010, foi o campeão de votos na disputa para o Senado Federal, onde trabalhou diuturnamente por Alagoas até 2018, tendo concorrido ao cargo de governador em 2014.
Dancinhas de Biu
Para além de feitos políticos, Biu também marcou história com o marketing de suas campanhas: dançando. O ex-senador gostava de dançar e fazia isso em comícios e eventos políticos, virando meme e se tornando uma de suas marcas registradas. Tanto que, em 2018, virou slogan de sua campanha para senador: “Biu dança, mas faz!”.