Futebol

Ex-técnico de Manchester City e Inglaterra morre aos 76 anos

Treinador sofria de câncer terminal e chegou a realizar jogo de despedida antes de falecimento

Por Lance! 26/08/2024 10h10
Ex-técnico de Manchester City e Inglaterra morre aos 76 anos
Sven-Göran Eriksson treinou Manchester City e Inglaterra em sua trajetória - Foto: OLI SCARFF / AFP

Sven-Göran Eriksson, ex-técnico da Inglaterra e do Manchester City, faleceu nesta segunda-feira (26), aos 76 anos. O comandante sofria de câncer terminal no pâncreas, tendo tornado pública sua condição em janeiro, e não resistiu às complicações.

- Não se arrependam. Sorriam. Obrigado por tudo, treinadores, jogadores e torcedores. Foi fantástico. Cuidem de vocês, cuidem das suas vidas e vivam - disse o treinador, em documentário antes de seu falecimento.

Eriksson jogou profissionalmente entre 1964 e 1973, apenas em clubes da Suécia, como lateral-direito. À beira do campo, comandou equipes como Benfica, Roma, Fiorentina, City e Lazio, além das seleções de México, Costa do Marfim e Filipinas.

Seu trabalho mais memorável, porém, foi à frente da Inglaterra. Entre 2001 e 2006, comandou os Três Leões, passando por duas Copas do Mundo. Em 2002, caiu para o Brasil de Ronaldo e Rivaldo; quatro anos depois, foi a vez de perder para Portugal nos pênaltis, deixando o English Team sem erguer taças.

Antes de seu falecimento, Sven-Göran declarou ter o sonho de treinar o Liverpool, o que nunca aconteceu em sua carreira profissional. Porém, o clube se organizou e convidou algumas lendas para um jogo comemorativo à vida do técnico, que comandou os Reds em amistoso diante do Ajax, vencido por 4 a 2, com direito a presença de Steven Gerrard e gol de Fernando Torres.